72% das empresas em Portugal são do sector terciário

72% das empresas em Portugal são do sector terciário

placeholder

Os dados dos Quadros de Pessoal, do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, indicam que em Portugal quase três em cada quatro empresas se dedica ao sector terciário.

Grupo Marktest
28 dezembro 2011

Em 2009 contabilizaram-se cerca de 350 mil empresas em território nacional, estando ao serviço nestas empresas 3 126 mil pessoas. No seu conjunto, as empresas facturaram cerca de 387 mil milhões de euros. Estes números mostram a pequena dimensão média do tecido empresarial português, com uma média de 9 pessoas ao serviço por empresa e uma facturação média por empresa pouco além de um milhão de euros (1106 mil euros).

Quanto ao sector de actividade em que operam, os dados indicam que 4% se dedica a actividades do sector primário, 23% do secundário e 72% do terciário, o que significa que, em cada quatro empresas nacionais, cerca de 3 está no sector do comércio, restauração e serviços.

Oeiras é o concelho onde se localizam as empresas com maior facturação média, de 4235 milhões por empresa. Lisboa (3988 milhões) e Oliveira de Frades (2772 milhões) ocupam os lugares seguintes.

Já em dimensão média, é em Sines que estão as empresas que mais trabalhadores têm ao serviço, com uma média de 16 pessoas por empresa, a que se seguem os concelhos de Oeiras (15.6 pessoas por empresa) e Azambuja (15.1 pessoas por empresa).

Lisboa e Porto são os concelhos mais terciarizados do país, pois mais de 90% dos estabelecimentos de empresas aqui presentes são do sector terciário. Oeiras, Coimbra e Entroncamento são os outros concelhos com maior peso deste sector, respectivamente 87.9%, 86.0% e 85.2%.

O mapa destaca a verde os concelhos com taxa de terciarização acima da média nacional.

Os elementos constantes nesta análise estarão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest. Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais