TVs oferecem talk shows
TVs oferecem talk shows
placeholder
Os dados da Marktest Audimetria/Kantar Media e da MediaMonitor evidenciam que os talk-shows são o tipo de programa mais frequente nos ecrãs de Tv, mas as transmissões desportivas são as que registam mais audiência.
Grupo Marktest
21 agosto 2012

placeholder Tipologia de programas

Considerando os tipos de programas mais comuns (concursos, filmes, noticiários, Talk-Shows, Telenovelas e Transmissões desportivas), vemos que os Talk-Shows foram os mais frequentes (considerando a sua duração total), tanto no 1º semestre de 2011 como no mesmo período de 2012.

Neste último semestre, foram exibidos mais de 1000 programas desta tipologia, numa duração total superior a 1900 horas, 35% das quais emitidas na RTP1.

Os noticiários foram o segundo tipo de programa mais frequente (em duração) neste semestre, com mais de 1700 exibições de mais de 1700 horas. A SIC foi o canal que mais tempo concedeu a estes programas, tendo sido responsável por 37% da sua duração.

As telenovelas foram o terceiro tipo de programa mais frequente (em duração), com mais de 2000 exibições de cerca de 1700 horas. A TVI foi o canal que mais horas de telenovelas ofereceu, responsável por 45% da sua duração total.

Já em termos de audiência, as transmissões desportivas foram o tipo de programa onde esta foi mais relevante, pois registaram 9.0% de audiência média e 32.7% de share de audiência. Foram seguidos pelos concursos, que obtiveram 7.4% de audiência média e 24.4% de share de audiência.

Noticiários da Tarde

RTP1, SIC e TVI emitem cerca das 13 horas os noticiários da hora do almoço. No primeiro semestre de 2012, o mais visto destes programas foi o Jornal da Uma, da TVI, que em média obteve 6.1% de audiência. Foi seguido pelo Jornal da Tarde, da RTP1, com 5.8% de audiência média, e pelo Primeiro Jornal, da SIC, com 5.3% de audiência média.

Relativamente ao mesmo semestre de 2011, estas posições alteraram-se, pois nesse período a liderança coube ao programa da RTP1, que então obteve 7.0% de audiência média, seguido do programa da TVI, com 5.8% de audiência média e do da SIC com 5.5% de audiência média.

Entre o primeiro semestre de 2011 e o de 2012, os noticiários vespertinos da RTP1 e da SIC registaram assim uma quebra na sua audiência, ao contrário do da TVI, que ganhou 0.3 pontos percentuais.

placeholder

Noticiários da Noite

No primeiro semestre de 2012 também se registaram alterações quanto aos programas de informação emitidos cerca das 20 horas. O mais visto é agora o Jornal Nacional, entretanto renomeado para Jornal das 8, que em média registou 10.3% de audiência. Foi seguido pelo Jornal da Noite, da SIC, com 9.8% de audiência média, pelo Telejornal da RTP1, com 9.7% de audiência média, e pelo Hoje da RTP2, com 1.6% de audiência média.

O Telejornal foi o programa que maior quebra registou relativamente ao mesmo semestre de 2011 (menos 0.9 pontos percentuais), quando era líder com 10.6% de audiência média. O Hoje também perdeu audiência, ao contrário dos restantes, que registaram ganhos em 2012, embora ligeiros (mais 0.2 pontos percentuais na SIC e mais 0.1 pontos percentuais na TVI).

placeholder

Entretenimento matinal

Nos programas de entretenimento emitidos pela manhã, não se registaram alterações nas posições ocupadas pelo Você na TV! (em 1º), Praça da Alegria (em 2º) e Querida Júlia (em 3º) face ao observado no primeiro semestre de 2011, contudo observaram-se diferentes movimentos quanto à audiência captada.

Se na Praça da Alegria se observou uma quebra para os 2.2% de audiência média (menos 0.5 pontos percentuais do que no 1º semestre de 2011), já os restantes obtiveram ganhos, para 2.1% no programa da SIC (mais 0.2 pontos percentuais) e para 3.6% no programa da TVI (mais 0.3 pontos percentuais).

placeholder

Entretenimento vespertino

Os programas de entretenimento emitidos durante a tarde também registaram alterações face ao ocorrido nos primeiros seis meses de 2011. A liderança permanece contudo de A Tarde É Sua, da TVI, com 2.7% de audiência média, que no entanto baixa 0.2 pontos face a 2011. Na segunda posição está Boa Tarde, da SIC, com 2.5% de audiência média (mais 0.4 pontos) e na terceira Portugal no Coração, da RTP1, com 2.2% de audiência média (menos 0.3 pontos).

placeholder

Novelas

Durante o primeiro semestre de 2012, RTP1, SIC e TVI exibiram mais de 25 novelas, entre originais e repetições, com mais de 2000 episódios no total.

Na TVI todas as novelas emitidas tiveram produção nacional, enquanto na SIC apenas duas das cinco exibidas eram nacionais; as restantes novelas da SIC e todas as 5 passadas na RTP1 tiveram produção brasileira.

Na TVI, os 48 episódios de Louco Amor foram os que obtiveram mais audiência média no semestre, com 13.5%. Doce Tentação, com 141 episódios neste semestre, e Remédio Santo, com 135, foram as outras novelas com mais audiência, de 11.9% e 9.9%, respectivamente.

Na SIC, a novela com mais audiência foi Dancin'Days, com os 19 episódios já emitidos a registarem 9.4% de audiência média.

Já na RTP1, o melhor registo foi de Vidas em Jogo, que conseguiu 3.5% de audiência média no conjunto dos 124 episódios.

Relativamente ao primeiro semestre de 2011, a melhor novela foi também exibida pela TVI. Espírito Indomável, que exibiu 117 episódios nesse período, registou 15.7% de audiência média. Na SIC o melhor registo pertenceu a Laços de Sangue, com 9.8% de audiência média no conjunto dos seus 155 episódios e na RTP1 foi Poder Paralelo a obter mais audiência, com 3.6% nos 6 episódios da novela nesse período.

Esta análise foi realizada com base em dados da Marktest Audimetria/Kantar Media e da MediaMonitor, através da Markdata Media Workstation (MMW)/Telereport. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais