Técnicos Especializados ou Pequenos Proprietários ouvem mais rádio
Técnicos Especializados ou Pequenos Proprietários ouvem mais rádio
placeholder
Através do estudo Bareme Rádio, da Marktest, é possível conhecer os hábitos de audiência de rádio em Portugal. Os indivíduos cuja ocupação é Técnicos Especializado ou Pequenos Proprietários e os Quadros Médios e Superiores, destacam-se relativamente aos restantes.
Grupo Marktest
7 agosto 2012

placeholderA análise dos dados do Bareme Rádio, da Marktest, no primeiro trimestre de 2012, relativos à percentagem de indivíduos que disse ter ouvido rádio na véspera, mostra que a ocupação é a variável mais discriminante, uma vez que é a que revela maiores diferenças de comportamento entre os indivíduos (medidas pelo desvio-padrão). Os consumos de rádio também apresentam comportamentos diferenciados por idade, classe social e género. A região é a variável menos determinante, com um comportamento mais homogéneo no país.

Segundo os resultados do Bareme Rádio para o primeiro trimestre de 2012, 57.3% dos residentes no Continente com 15 ou mais anos afirmou ter ouvido rádio na véspera.

Os técnicos especializados e os pequenos proprietários e os quadros médios e superiores são os targets que observam maior afinidade com a rádio, com 76.2% e 75.4% de audiência acumulada de véspera, respectivamente. Entre as idades, os indivíduos dos 25 aos 34 anos são os que mais ouvem rádio (74.0%), enquanto por classe social são os indivíduos da classe Alta que mais contactam com o meio (73.6%). Por género, são os homens que registam maior afinidade com o meio: 66.1%. Os residentes nas regiões da Grande Lisboa e Grande Porto também apresentam valores acima da média com uma afinidade de 62.8% e 62.4% respectivamente.

As domésticas, os reformados e pensionistas, os indivíduos com mais de 64 anos, bem como os indivíduos pertencentes à classe social baixa, são, pelo contrário, os que evidenciam hábitos de escuta de rádio abaixo da média do universo.

A análise tem como base os resultados do ano 1º Trimestre de 2012 do estudo Bareme Rádio, da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt