Marktest Retail: Artigos de Papel com maior quota de espaço
Marktest Retail: Artigos de Papel com maior quota de espaço
placeholder
De acordo com os dados do serviço Precise, da Marktest, considerando a categoria Papelaria, os Artigos de Papel são os que ocupam maior quota de espaço.
Marktest Investimentos
7 agosto 2012

A categoria de Papelaria foi alvo de um estudo da Marktest Retail, no mês de Junho, onde foram analisados os seguintes indicadores:

  • Espaço ocupado no linear em centímetros
  • Inserções em folheto

A amostra utilizada na avaliação de Share of Shelf foram 120 lojas distribuídas por Portugal Continental, no canal Hipers, Supers e Discounts. As medições de linear foram efectuadas em centímetros através da medição com fita métrica.

placeholder

Na medição de espaço em centímetros, verifica-se que, na categoria de Papelaria, os Artigos de Papel são os que têm uma maior quota de espaço (32,8%), seguidos do Material de Arquivo (21,06%). No sentido oposto, o segmento de Borrachas e Correctores é o que menos espaço ocupa no linear de papelaria nas lojas analisadas, representando apenas 2,6%.

Analisando o share of shelf por Insígnia, os Artigos de Papel surgem novamente em destaque tendo a maior quota de linear em todas as Insígnias analisadas, sendo que é no Continente Modelo que verificamos o maior valor (41,83%).

Relativamente aos Materiais de Escrita, as esferográficas ocupam mais de um terço do espaço de linear (70,28%). Lapiseiras e Lápis apresentam valores muito próximos, com 15,70% e 14,05%, respectivamente.

placeholder

Analisando os Materiais de Escrita por marca, como se pode observar, é a Bic que regista o maior Share of Shelf em Esferográficas (31,1%) bem como em Lapiseiras (28,19%).

Já Maped e a Staedtler são as duas Marcas com menos expressão em cada um dos segmentos referidos, com 4,59% e 9,69%, de share of shelf, respectivamente.

Ainda dentro do Material de Escrita, a Marca Própria é a que detém maior quota de espaço de Lápis. A Bic, que se vinha destacando em Esferográficas e Lapiseiras, é desta vez a que apresenta um menor share of shelf.

placeholder

Através da plataforma e-Foliotrack, que reúne toda a informação sobre folhetos promocionais para o sector da Grande Distribuição, baseamos as nossas análises também em Papelaria considerando o primeiro semestre de 2011 vs 2012.

Analisando o número total de inserções verifica-se uma diminuição de 17% do número de inserções para a Categoria de Papelaria.

A maior quebra acontece na classe de Arquivo (-48%) e o maior crescimento regista-se em Colas e Fitas (267%).

O LIDL foi a Insígnia que mais inserções fez na Categoria de Papelaria entre Janeiro e Junho de 2011 e 2012, representando um share of voice de 38,97% e 31,93%. Curiosamente, nas recolhas de espaço, não tinha sido encontrado qualquer produto de Papelaria nas lojas LIDL visitadas no mês de Junho. Por sua vez, o Minipreço é o que apresenta o share of voice mais baixo.

Ao analisarmos as inserções relativas ao segmento que mais quota de espaço ocupa na categoria de Papelaria (Artigos de Papel), podemos concluir que os Outros Artigos de Papel detêm mais share of voice quer no 1º Semestre de 2011, quer de 2012 (58%). Já as Resmas de Papel conquistaram 11 inserções em 2012, obtendo o share of voice de 29%.

Diminuindo o segmento de Artigos de Papel para o sub-segmento de Resmas, e analisando em simultâneo o espaço ocupado no linear vs inserções em folheto é de notar uma maior aposta na Marca Própria para ambos os indicadores, que detém 28,30% de Share of Shelf e 30,69% de Share of Voice; ja no sentido inverso a Cópia 2000 é a marca com menos espaço de linear (10,89%) e com menos presenças em folheto temos a Discovery (1,98%).

Nota Metodológica:

Análise realizada mo mês de Junho de 2012, num teste da categoria de Papelaria através do Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest. Esta análise mostra alguns indicadores da referida categoria através de:

  • Espaço ocupado no linear em centímetros,
  • Inserções em folheto.

Os estudos da Marktest utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos, e o Precise - Auditoria Ponto Venda, este último na vertente espaço de linear em cm's.

Esta análise foi publicada na edição de Agosto da revista Distribuição Hoje.

Consulte a metodologia do Precise e do e-Foliotrack nas respectivas páginas:

Precise

e-Foliotrack

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt