Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A época festiva do Natal continua a ser o tema da semana de 24 a 30 de Dezembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 janeiro 2013

A tradicional mensagem de Natal dos vários líderes políticos e religiosos nacionais e internacionais foi o assunto em destaque da última semana. Das várias mensagens de Natal, a que mais se destacou foi a do Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho que obteve críticas severas por parte da Oposição. O serviço Telenews registou 50 notícias e quase 1 hora e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da SIC com quase meia hora de emissão e 19 notícias sobre o tema.

A Operação de Natal/Ano Novo foi o segundo tema em destaque esta semana. Mais de 1.700 efectivos da GNR estiveram nas estradas durante o Natal, atentos a todo o tipo de infracções. A Operação de Natal registou 6 mortos, 23 feridos e menos acidentes do que em 2011. A Operação Ano Novo também foi abordada antecipadamente nos noticiários desta semana. O serviço Telenews assinalou no total 42 notícias e quase 1 hora de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase meia hora de emissão e 17 notícias emitidas.

As notícias acerca da privatização da ANA também estiveram em destaque esta semana. Os franceses da Vinci venceram o concurso e os partidos da maioria mostraram-se satisfeitos com o valor da venda e garantiram que a mesma não coloca em causa o interesse nacional. A oposição reagiu acusando o Governo de um negócio obscuro, tratando-se de um "truque orçamental". O serviço Telenews contabilizou 37 notícias e 1 hora e 15 minutos de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com meia hora de emissão e 20 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca do incêndio no Laranjeiro que matou mãe e filha, as declarações do Secretário de Estado da Saúde sobre a utilização dos serviços de saúde por parte dos portugueses e a mensagem de Natal do Primeiro-ministro, foram notícia de abertura em 27% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais