Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O temporal que se abateu sobre Portugal Continental foi o tema em destaque nas notícias da semana de 21 a 27 de Janeiro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
29 janeiro 2013

placeholder O tema que marcou a última semana foi o temporal que se abateu sobre Portugal Continental e a reconstrução necessária para restabelecer a normalidade da vida das populações. Os estragos provocados pela tempestade afectaram a rede de distribuição de água e de electricidade de vários concelhos, com o corte do abastecimento a milhares de casas durante vários dias nas zonas mais afectadas. Voltou o debate acerca da preparação das instituições e das infraestruturas para resistir a situações de excepção como o temporal dos últimos dias. O serviço Telenews registou 202 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da SIC com quase 3 horas de emissão e 86 notícias sobre o tema.

placeholder

Em destaque na última semana esteve também a notícia de regresso de Portugal aos mercados de dívida internacionais, assim como o cumprimento da meta do défice público, previsto nos acordos com a Troika para o ano de 2012. O serviço Telenews assinalou no total 118 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com 1 hora e meia de emissão e 46 notícias emitidas.

placeholder

Os dois graves acidentes da última semana foram igualmente assunto em destaque. No início da semana, em Alfarelos, perto de Coimbra, dois comboios colidiram. Apesar da violência do embate, apenas se registaram duas dezenas de feridos ligeiros. No último fim de semana, um autocarro despistou-se num troço em obras do IC8 na Sertã, registando-se 11 mortos e três dezenas de feridos. O serviço Telenews contabilizou 98 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 44 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca dos dois graves acidentes que marcaram a última semana, o choque de comboios em Alfarelos e o despiste de um autocarro na Sertã, foram notícia de abertura em 31% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais