Grupo Marktest lança Territórios Bancários
Grupo Marktest lança Territórios Bancários
placeholder
O Grupo Marktest disponibiliza uma nova análise de geomarketing para o sector bancário, que pretende dar aos agentes deste mercado ferramentas para um melhor conhecimento e gestão dos territórios onde se encontram.
Grupo Marktest
29 janeiro 2013

placeholder Territórios Bancários é uma análise de geomarketing realizada para o mercado bancário com base em dados estatísticos disponíveis no sistema Sales Index da Marktest Consulting.

A análise trata as estatísticas oficiais (INE, Associação Portuguesa de Bancos, Direcção Geral do Comércio, Ministério da Economia…), apresentando, para 13 bancos, cartografia por concelho com a localização dos seus balcões. Para cada um dos bancos analisados, faz-se também uma caracterização do território onde estão presentes, de modo a entender que população atingem, qual o poder de compra das regiões onde se encontram ou qual a quota de ocupação do território que detêm.

Para além da análise por banco, apresenta-se ainda, para cada um dos 308 concelhos do país, um Dashboard de caracterização com as estatísticas mais relevantes para este sector: índices de desenvolvimento Marktest, população, estrutura etária, classes sociais, estrutura empresarial e do emprego, actividade económica, estrutura comercial, número de balcões bancários, entre outros.

Trata-se por isso de uma análise essencial para os bancos, não apenas para conhecerem os territórios onde se encontram, mas também para possuírem os indicadores necessários à tomada das melhores decisões de racionalização das suas redes.

Os principais conteúdos disponíveis nesta análise são os seguintes:

  • Análise cartográfica das redes dos bancos (13 bancos)
  • Caracterização dos territórios de cada banco
  • Dashboard concelhio com os principais indicadores do mercado (índices de desenvolvimento Marktest, população, estrutura empresarial e do emprego, actividade financeira e do Multibanco, comércio, turismo, parque automóvel...); inclui já resultados definitivos dos Censos 2011 do INE por concelho

Embora a análise considere o total de dependências bancárias tal como identificadas pela Associação Portuguesa de Bancos, é feita individualmente a análise cartográfica e de caracterização do território dos seguintes bancos:
Banco BIC, Banco Bilbao Viscaya Argentaria, Banco BPI, Banco Espírito Santo, Banco Popular, Banco Santander Totta, Banif, Barclays Bank, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Montepio e Millennium bcp

Pode encontrar mais informação sobre este estudo aqui. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais