Portugueses são europeus mais pessimistas
Portugueses são europeus mais pessimistas
placeholder
Sondagem conduzida nas principais capitais europeias pela Win Gallup, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, revela que os portugueses são os mais pessimistas face à evolução da sua situação financeira.
Grupo Marktest
1 fevereiro 2013

placeholder

Em sondagem online realizada pela Win Gallup International, rede a que pertence a Marktest, os habitantes de 17 cidades europeias (de 15 países) mostram-se genericamente pessimistas quando questionados sobre como pensam que a sua situação financeira irá evoluir nos próximos 12 meses (melhorar, piorar, manter-se).

A maior parte dos entrevistados (36.4%) considera que a sua situação financeira irá piorar nos próximos meses, enquanto 27.5% entende que ela irá melhorar. Para 33.8% ela irá manter-se e 2.3% não sabe responder ou não responde à questão.

Fazendo corresponder, tal como no índice de expectativa Marktest, o valor 100 às respostas "melhorar", 50 a "manter" e 0 a "piorar", a média global das cidades em análise é de 44%, o que revela um índice de pessimismo moderado (abaixo de 50).

Este índice mostra no entanto diferenças entre os países de origem dos entrevistados, sendo os residentes em Lisboa os que apresentam um índice mais negativo, de 31% (menos 13 pontos percentuais que o valor médio). Pelo contrário, os residentes em Estocolmo são os que exibem um índice mais elevado, de 58%.

Os residentes em Viena e Copenhaga também revelam expectativas optimistas próximas (de 57% e 56%, respectivamente). Também em "terreno" positivo, estão os residentes em Reiquiavique, Helsínquia e Zurique. Os berlinenses apresentam um índice de 50% e estão assim na fronteira entre optimismo e pessimismo.

Depois dos lisboetas, os residentes em Dublin são os que revelam expectativas mais pessimistas, de 35%. Os residentes em Roma/Milão, Paris, Amsterdão, Londres, Bruxelas e Madrid/Barcelona também se mostram pessimistas face ao evoluir da sua situação financeira nos próximos meses.

placeholder

O estudo da Win Gallup foi realizado online entre os dias 29 de Outubro e 14 de Novembro de 2012, junto dos residentes nas seguintes cidades europeias: Londres, Paris, Roma, Milão, Madrid, Barcelona, Lisboa, Berlim, Viena, Bruxelas, Amsterdão, Estocolmo, Copenhaga, Helsínquia, Reiquiavique, Dublin e Zurique.

A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais