Economia e política dominam noticiários de Tv
Economia e política dominam noticiários de Tv
placeholder
Os dados do serviço Telenews da MediaMonitor mostram como os temas das notícias nas televisões privilegiaram, durante o ano 2012, os temas económicos e políticos.
Grupo Marktest
4 fevereiro 2013

placeholder De acordo como os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, os serviços regulares de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI apresentaram em 2012 uma grelha temática com algumas diferenças face ao ano anterior.

Em 2012 os canais de sinal aberto emitiram mais notícias (4.6%) e deram mais tempo à informação (mais 3.1%) do que no ano 2011. À excepção das notícias internacionais e sobre política, que decresceram um pouco, todas as outras temáticas registaram este ano um incremento, tanto no número de notícias como na sua duração.

Durante o ano de 2012 as notícias mais frequentes nos quatro canais nacionais de sinal aberto foram de âmbito nacional, num total de 60 997 matérias, um valor que corresponde a 68.7% do total de notícias do ano. A sociedade foi o segundo tema mais frequente, com 50 357 matérias. Economia/Empresas (27 718 notícias) e Politica (26 053) foram as outras matérias mais abordadas nos programas regulares de informação neste período, o que configura um perfil um pouco diferente do observado no ano anterior, quando a política se sobrepôs à economia.

Em duração, as notícias de âmbito nacional ocuparam 2 290 horas de informação anual, o que equivale a 80.8% do total de matérias em análise. Sociedade (1 905 horas), economia/empresas (1 019) e política (923) foram os outros temas mais frequentes ao longo do ano.

Quando comparados estes dados com os do ano anterior, vemos que, em número de notícias, os temas sobre cultura/espectáculo e justiça foram os que mais cresceram em 2012, respectivamente 45.9% e 35.7%.

Relativamente à duração das notícias, foi também nestes temas que se observou um maior aumento relativo, com mais 50.2% de tempo informativo dedicado à cultura/espectáculo e mais 35.1% dedicado à justiça.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise durante o ano de 2011, segundo a seguinte Nota Metodológica. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org