Marktest actualiza as suas Regiões
Marktest actualiza as suas Regiões
placeholder
Com a disponibilização de dados actualizados do Recenseamento da População, realizado pelo INE, a Marktest apresenta a nova delimitação das suas Regiões, agora actualizadas à luz das dinâmicas territoriais mais relevantes ocorridas nos últimos anos.
Grupo Marktest
5 fevereiro 2013

placeholder A Marktest acabou de redefinir as suas regiões, que servem de base ao desenho das suas amostras, assim como à segmentação regional dos seus estudos.

A publicação recente dos dados definitivos dos Censos 2011 possibilitou a realização deste trabalho, pois apenas através dos dados do Recenseamento é possível quantificar com rigor a população de cada região do país e conhecer a sua estrutura e composição.

A nova delimitação das Regiões Marktest foi concebida de forma a manter os pressupostos de base que estiveram na sua criação, há mais de 30 anos: reflectir a conjugação das dimensões população, consumo/rendimento e ruralidade/urbanidade, assim como um critério de contiguidade geográfica.

Através de diferentes análises estatísticas, verificou-se que as Regiões Marktest continuam globalmente consistentes face aos seus objectivos de segmentação geográfica do país, tendo apenas sido detectadas situações pontuais de evolução demográfica, que requereram a transição de alguns concelhos entre regiões contíguas.

Grosso modo, três concelhos transitaram de região: Seixal, Santa Maria da Feira e Valongo. A Grande Lisboa passa a integrar o concelho do Seixal (que deixa, assim, de pertencer ao Litoral Centro), enquanto a região do Grande Porto deixa de incluir o concelho de Valongo (que transita para o Litoral Norte) e recebe Santa Maria da Feira (que deixa de pertencer ao já referido Litoral Norte).

Tendo em conta a delimitação actual e aquela que vigorou até ao final de 2012, temos a seguinte quantificação da percentagem de residentes face ao total do Continente:

placeholder

Esta nova delimitação já pode ser consultada no nosso Glossário, onde está disponível o documento técnico detalhado sobre o trabalho desenvolvido nesta nova definição regional.

Os estudos e serviços do Grupo Marktest já estão a utilizar esta nova delimitação regional, que entrou em vigor no início de 2013.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha