Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A resignação do Papa Bento XVI marcou a última semana informativa, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
19 fevereiro 2013

placeholder A notícia que marcou a semana de 11 a 17 de Fevereiro de 2013 foi a resignação de Bento XVI ao pontificado. Invocando razões de saúde, que tem a ver com a idade avançada e o cansaço para o desempenho do cargo, o Papa anuncia o seu afastamento, facto inédito nos últimos 600 anos. O próximo Papa será eleito antes da Páscoa. O serviço Telenews registou 139 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da TVI com 2 horas e meia de emissão e 65 notícias sobre o tema.

placeholder

Outro dos destaques da última semana foi a situação da economia portuguesa. Foram divulgados os números de 2012 que revelam que a economia continua em quebra, onde apenas as exportações registam crescimento modesto. O desemprego continua a crescer, atingindo 16.9% no último trimestre de 2012, o máximo histórico. O serviço Telenews assinalou no total 119 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 52 notícias emitidas.

placeholder

Portugal volta a parar no Carnaval. Apesar de o Governo não permitir tolerância de ponto aos funcionários públicos, a maior parte das autarquias com tradição concederam tolerância aos funcionários e nas regiões de maior tradição realizaram-se os habituais corsos carnavalescos. Mesmo com o tempo a não colaborar, de norte a sul e nas regiões autónomas, as festividades marcaram a semana e a tradição manteve-se. O serviço Telenews identificou 90 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora e meia de emissão e 28 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da resigna do Papa Bento XVI ao seu pontificado foi notícia de abertura em 33% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais