Portugueses avaliam negativamente os políticos
Portugueses avaliam negativamente os políticos
placeholder
Os resultados do Barómetro Político Marktest de Janeiro indicam que todos os líderes partidários com assento parlamentar, tal como o Presidente da República, registaram um saldo de imagem negativo, mostrando que a maioria dos portugueses avalia negativamente a sua actuação.
Grupo Marktest
19 fevereiro 2013

placeholder De acordo com os resultados de Janeiro do Barómetro Político da Marktest, os portugueses reprovaram a actuação de todos os líderes partidários com assento parlamentar, assim como a actuação do Presidente da República.

O Presidente da República, Cavaco Silva registou em Janeiro um saldo de imagem de -35.3%, a segunda avaliação mais baixa entre os políticos em análise.

Relativamente aos líderes partidários com assento parlamentar, também estes registaram saldos de imagem negativos, o que significa que o número de portugueses que avalia negativamente a sua actuação se sobrepõe ao número dos que a avaliam positivamente.

O Primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi aquele que obteve o saldo de imagem mais baixo, -42.4%.

Paulo Portas, líder do CDS-PP, registou um saldo de -31.6%

Seguiu-se o líder do PS, António José Seguro, com um saldo de -30.6%.

Os líderes do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e João Semedo, eleitos em Novembro de 2012, alcançaram um saldo de imagem de -6.3%.

Jerónimo de Sousa, líder do PCP, foi o que apresentou o saldo de imagem menos negativo entre os líderes políticos com assento parlamentar; ainda assim, não ultrapassou -5.4%.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica do Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais