Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A quadra da Páscoa marcou a última semana informativa, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
2 abril 2013

A quadra da Páscoa foi o grande destaque da informação televisiva na semana de 25 a 31 de Março de 2013. Desde as habituais miniférias que muitas famílias gozam nesta altura, até às tradições religiosas e pagãs que são muito vivas nas regiões de maior tradição, durante a última semana várias foram as manifestações da quadra que passou. A operação Páscoa da GNR foi este ano marcada pelo mau tempo que acompanhou as viagens dos portugueses de norte a sul. O serviço Telenews registou 147 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da RTP1 com hora e meia de emissão e 46 notícias sobre o tema.

Vários incidentes provocados pelo mau tempo estiveram também em destaque durante a última semana. Em Arouca, um deslizamento de terras fez duas vítimas mortais e, um pouco por todo o país, cheias e chuvas fortes provocaram estragos materiais e corte de estradas. Nas zonas ribeirinhas de Douro e Tejo as populações não dormiram descansadas com a subida das águas a ameaçar as suas habitações. O serviço Telenews assinalou no total 98 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 39 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi o regresso à vida pública do Ex-Primeiro ministro José Sócrates. A entrevista que concedeu à RTP1, marcando o inicio da colaboração com a estação televisiva no papel de comentador, foi o destaque político da semana provocando reações dos vários quadrantes políticos. O serviço Telenews identificou no total 74 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 32 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca das consequências do mau tempo, foram notícia de abertura em 33% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais