João Manzarra ganha destaque na recordação de personalidades associadas a publicidade
João Manzarra ganha destaque na recordação de personalidades associadas a publicidade
placeholder
No primeiro trimestre de 2013, o estudo Marktest Endorsement Tracking, revela resultados sobre as personalidades mais recordadas em campanhas publicitárias e as que ocuparam maior tempo de exposição e obtiveram mais audiência [GRPs] em televisão.
Grupo Marktest
28 maio 2013

No primeiro trimestre de 2013, quando perguntámos aos indivíduos dos 15 aos 74 anos, residentes em Portugal Continental, "Que personalidades conhecidas recorda ter visto em campanhas publicitárias, recentemente?", verificámos que, um pouco mais de um terço (36.4%) recordou um ou mais nomes de personalidades. Considerando a publicidade exibida no meio televisão, constatamos que, no mesmo período temporal, 4.7% do tempo de exposição e 8.7% da audiência [GRPs] contiveram figuras públicas.

Quando comparamos o Top 10 dos três indicadores atrás referidos [recordação, tempo de exposição e audiência], percebemos que apenas três personalidades se repetem nos três rankings: Cristiano Ronaldo (o mais recordado), Cláudia Vieira e João Manzarra. A personalidade que ocupou mais tempo de exposição publicitária na televisão foi Martinho Silva, que protagonizou campanhas do Continente e Continente/Galp, e a que obteve mais audiência na tv foram os Gato Fedorento, envolvidos nas campanhas do MEO (4o).

Em relação aos resultados do último trimestre de 2012, mantêm-se as primeiras três personalidades mais recordadas: Cristiano Ronaldo, Ricardo Araújo Pereira e José Mourinho. João Manzarra foi uma das personalidades que ganhou maior destaque ao nível da recordação, ocupando agora o quarto lugar. Durante os três meses manteve-se associado à McDonald's, concentrando 13% do tempo de exposição e 45% da audiência total das campanhas de televisão com João Manzarra. Em Março regressou com a Optimus, sendo responsável por 87% do tempo de exposição e 55% da audiência obtidos por este protagonista. Os valores médios mensais de pressão publicitária desta figura pública na televisão aumentaram face aos últimos meses de 2012, permitindo-lhe conquistar até agora o quarto lugar no "tempo de exposição tv" e o nono na "audiência tv".

As marcas mais recordadas em associação a esta personalidade foram também a Optimus e a McDonald's, embora a primeira tenha sido recordada por cerca de 70% dos que recordaram João Manzarra e a segunda por aproximadamente 10%.

Em termos de afinidade com variáveis sociodemográficas, quem mais recorda João Manzarra em campanhas publicitárias são os mais jovens - 15/34 anos, sobretudo o grupo 15/24 anos, e das classes sociais A, B e C1 (Alta, média alta e média).

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos dados disponíveis no estudo Endorsement Tracking da Marktest. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais