Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A Greve dos Professores foi o destaque na semana de 17 a 23 de Junho de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
26 junho 2013

placeholder O tema em destaque na última semana foi a greve dos professores e o seu impacto na realização dos exames nacionais de português. Governo e sindicatos divergiram nos números e no impacto da greve. O Governo decidiu antecipar para dia 26 os exames marcados para dia 27, dia de greve geral. O serviço Telenewsregistou 110 notícias e 4 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 37 notícias sobre o tema.

placeholder

A polémica à volta do pagamento do subsídio de férias dos funcionários públicos, foi outro dos assuntos em destaque na última semana. O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o diploma que regula o pagamento dos subsídios de férias em Novembro. Governo prepara redução de férias para os funcionários públicos equiparando-as com as férias do setor privado. O serviço Telenews registou no total 74 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 42 minutos de emissão e 22 notícias emitidas.

placeholder

Os protestos e manifestações no Brasil, foi o tema internacional com maior destaque na última semana. As notícias acerca dos enormes custos dos novos estádios construídos para o Mundial 2014, e os aumentos dos preços dos transportes públicos, foram o rastilho para protestos e manifestações em várias cidades do Brasil. A resposta violenta das autoridades gerou protestos internacionais, tendo a Presidente Dilma Rousseff sido obrigada a intervir. O serviço Telenews registou no total 130 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 48 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca da greve dos professores em época de exames nacionais foram notícia de abertura em 24% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW APAC 2022

    Evento dedicado ao Market Research.

    6 a 7 de julho de 2022

    Merlien Institute

    Singapura

  • CIAIQ2022

    11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

    12 a 15 de julho de 2022

    Ludomedia

    Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha; Espanha