Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A crise política em Portugal continua a ser o tema em destaque na semana de 8 a 14 de Julho de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
17 julho 2013

O grande tema da última semana continua a ser a crise política. Quando os observadores julgavam a crise resolvida, com a renegociação do acordo entre a maioria governamental, o Presidente da República Cavaco Silva intervêm e pede um acordo de salvação nacional entre os partidos que assinaram o acordo de ajustamento com a Troika. Embora apanhados de surpresa, PSD, CDS-PP e PS preparam-se para negociar uma solução. O serviço Telenews registou 250 notícias e 11 horas de emissão sobre esta temática. De salientar a cobertura da TVI com quase 4 horas de emissão e 91 notícias sobre o tema.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a vaga de calor que atingiu o território continental de Portugal. Dificuldades nos serviços públicos, como os hospitais, devido às temperaturas elevadas, e a deflagração de alguns violentos incêndios no norte do país, colocando em perigo bens e populações, foram alguns dos episódios provocados pela onda de calor. O serviço Telenews registou no total 98 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

A pré-época dos clubes de futebol portugueses continuou em destaque na última semana. O caso Bruma continua a marcar a pré-época do Sporting CP, enquanto FC Porto e Benfica apresentaram os novos jogadores para a época futebolística. Realizaram-se os primeiros encontros de preparação seguidos com paixão pelos adeptos de cada clube. O serviço Telenews registou no total 106 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com uma hora de emissão e 44 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Numa análise às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificamos que as notícias acerca do desafio da Presidência da República aos principais partidos que assinaram acordo com a Troika, PSD, CDS e PS, para um acordo político de salvação nacional, foram notícia de abertura em 67% dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais