Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A apresentação do Orçamento de Estado para 2014, esteve em destaque nos noticiários de Tv na semana de 14 a 20 de Outubro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
22 outubro 2013

A apresentação do Orçamento de Estado 2014 foi o principal destaque da última semana. Depois de muita especulação acerca das medidas e cortes que o Governo estaria a preparar para introduzir no orçamento para o próximo ano, o governo apresentou a Proposta de Orçamento para 2014 que será discutida na Assembleia da República. Embora esperados, os cortes a implementar são consideráveis, sendo que os salários da Função Pública e os Pensionistas serão os principais afectados. A única medida de desagravamento prevista será a redução do IRC de 25 para 23%. O serviço Telenews registou 238 notícias e 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 4 horas de emissão e 76 notícias emitidas sobre o tema.

Em protesto contra as medidas do Governo, nomeadamente o corte das pensões, a CGTP organizou uma manifestação para o último Sábado, sendo que este foi outro dos destaques noticiosos da última semana. Embora a intenção inicial da CGTP fosse uma marcha a pé na Ponte 25 de Abril (intenção proibida pelo Governo por razões de segurança), o protesto acabou por se realizar com uma caravana em marcha lenta de 400 autocarros que cruzou a Ponte 25 de Abril em Lisboa e se concentrou na zona de Alcântara. No Porto 50.000 pessoas cruzaram a pé a Ponte do Infante. O serviço Telenews registou um total de 84 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 1 hora e meia de emissão e 28 notícias emitidas.

As relações com Angola e a comunicação ao país do Presidente José Eduardo dos Santos a anunciar o fim da parceria estratégica com Portugal foi outros dos assuntos em destaque na última semana. Depois de vários acontecimentos e declarações contraditórias envolvendo o Ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete e o Ministério Público de Portugal, as declarações do Presidente de Angola foram um choque para a diplomacia portuguesa. Estes acontecimentos registam-se numa altura em que se assiste ao reforço dos laços entre grupos económicos de Portugal e Angola, e ao investimento crescente de grupos angolanos em Portugal. O serviço Telenews registou 54 notícias no total e 2 horas de emissão acerca desta temática, destaca-se a cobertura da RTP1 com quase uma 1 hora de emissão e 18 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, verificou-se que as notícias sobre a apresentação e discussão das medidas previstas no Orçamento de Estado 2014 foram o principal destaque com 62% das notícias de abertura dos jornais televisivos, no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais