Actuação do Primeiro-ministro avaliada muito negativamente

Actuação do Primeiro-ministro avaliada muito negativamente

placeholder

Os resultados de Setembro do Barómetro Político da Marktest mostram que os portugueses mantêm uma avaliação negativa da actuação de todos os líderes partidários com assento parlamentar, mas essa avaliação é ainda mais dura para o Primeiro-ministro.

Grupo Marktest
22 outubro 2013

Os resultados do Barómetro Político Marktest de Setembro indicam que todos os líderes partidários com assento parlamentar, tal como o Presidente da República, registaram um saldo de imagem negativo, mostrando que a maioria dos portugueses avalia negativamente a sua actuação.

O Primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o líder cuja actuação obteve a maior reprovação este mês, com um saldo de imagem de -43.2%. Foi também em relação à actuação do Primeiro-ministro que os portugueses menos hesitaram nas suas respostas, tendo-se registado apenas 13.1% de não respostas; 68.3% dos entrevistados afirmaram que a sua actuação era negativa e 18.6% referiram que ela era positiva.

Paulo Portas, que no anterior Barómetro de Julho havia protagonizado a pior classificação, num mês em que apresentou a sua demissão que acabou por não ser aceite, viu em Setembro o seu saldo de imagem subir, mas mesmo assim é o segundo pior classificado, com -41.2%.

O líder do PS, António José Seguro, registou um saldo de -26.9%, subindo relativamente a Julho.

Os líderes do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e João Semedo também viram o seu saldo de imagem subir relativamente a Julho; ainda assim, permanece em terreno negativo com -8.0%.

Jerónimo de Sousa, líder do PCP, alcançou este mês o saldo de imagem menos negativo entre os líderes políticos com assento parlamentar, embora não indo além de -4.8%.

O Presidente da República, Cavaco Silva, registou em Setembro um saldo de imagem de -31.8%, melhorando face a Julho.

O Barómetro Político Marktest é realizado junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica do Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais