Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Os protestos relacionados com a aprovação do Orçamento de Estado para 2014 foi o assunto em destaque nas notícias de Tv na semana de 25 de Novembro a 1 de Dezembro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
5 dezembro 2013

As manifestações e protestos contra a aprovação do Orçamento de Estado para 2014 e as medidas que preconiza, foram o principal assunto em destaque na última semana. A CGTP realizou manifestações em todo o país, sendo que a situação mais mediática foi a "invasão" dos Ministérios das Finanças, Economia, Saúde e Ambiente. O serviço Telenews registou 106 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 2 horas e meia de emissão e 49 notícias emitidas sobre o tema.

A situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foi outro dos assuntos que marcaram a última semana. A solução encontrada pelo Ministro da Defesa, Aguiar Branco, passa pelo despedimento dos 600 trabalhadores dos estaleiros e a subconcessão das instalações ao Grupo Martifer, que posteriormente readmitirá os trabalhadores despedidos. Os protestos dos trabalhadores contra esta solução e o pedido de um inquérito parlamentar à atuação do Ministro foram alguns dos assuntos em discussão ao longo da semana. O serviço Telenews registou um total de 60 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

O futebol Português foi outro dos destaques da última semana. Na primeira Liga o FC Porto perdeu a liderança depois da derrota perante a Académica, sendo ultrapassado por Benfica e Sporting que venceram os respetivos adversários. FC Porto e Benfica asseguraram o acesso à Liga Europa, sendo que o Benfica mantém a possibilidade de se manter na Liga dos Campeões. As equipas portuguesas na Liga Europa - Guimarães, Estoril e Paços de Ferreira - empataram os respetivos jogos impedindo-os assim de prosseguir na prova. O serviço Telenews registou 186 notícias no total e 4 horas de emissão acerca deste assunto, destaca-se a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 69 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a queda do avião das Linhas Aéreas de Moçambique, que fazia a carreira entre Maputo e Luanda, foi assunto em destaque em 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais