Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A morte de Nelson Mandela foi o assunto em destaque nas notícias de Tv na semana de 2 a 8 de Dezembro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
11 dezembro 2013

A notícia da morte do líder Sul-africano e Nobel da Paz, Nelson Mandela, foi o principal assunto em destaque na última semana nas notícias de Tv. As manifestações de pesar dos líderes mundiais e o elogio ao seu exemplo de vida em prol da paz mundial e da liberdade, foram o tema de inúmeras mensagens. O serviço Telenews registou 164 notícias e 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 2 horas e meia de emissão e 58 notícias emitidas sobre o tema.

A situação dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foi novamente outro dos assuntos que marcaram a última semana. O destaque vai para a audição no Parlamento do ministro da Defesa, Aguiar Branco, que defendeu a solução da subconcessão das instalações ao Grupo Martifer. O facto de não existirem outras soluções em debate para os ENVC, torna inevitável o despedimento dos atuais 600 trabalhadores dos estaleiros. O serviço Telenews assinalou um total de 62 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 21 notícias emitidas.

O Futebol Português foi outro dos destaques da última semana. O sorteio dos grupos para o Mundial 2014, que se vai disputar no Brasil, colocou a seleção de Portugal no grupo G juntamente com a Alemanha, Gana e EUA. Cristiano Ronaldo foi distinguido com o prémio de melhor jogador da Liga Espanhola e continua a ser apontado como favorito para a Bola de Ouro da FIFA. Na Liga Portuguesa, o Sporting alcança a liderança isolada da Liga, depois do empate do Benfica na Luz perante o Arouca. FC Porto venceu o Sporting de Braga e mantêm a perseguição ao Sporting. O serviço Telenews identificou 212 notícias no total e mais de 5 horas de emissão acerca deste assunto, destaca-se a cobertura da TVI com quase 2 horas de emissão e 77 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o anúncio da morte de Nelson Mandela, o líder Sul-africano e Nobel da Paz, foi notícia de abertura em 33% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais