Quem lê jornais online?

Quem lê jornais online?

placeholder

Os dados do Netpanel meter da Marktest permitem traçar o perfil dos visitantes de jornais online. E há diferenças entre os vários títulos…

Grupo Marktest
30 dezembro 2013

Os resultados de Novembro de 2013 do Netpanel meter da Marktest mostram que 3657 mil portugueses acederam a partir de computadores pessoais a sites de jornais, revistas e de informação online, um número que corresponde a 63.0% dos internautas nacionais.

Entre os sites de notícias mais acedidos a partir de computadores pessoais, o Público ocupa o primeiro lugar com 1386 mil utilizadores únicos em Novembro, seguido do Expresso, que contou 1198 mil utilizadores únicos e do Correio da Manhã, com 1184 mil visitantes diferentes. Jornal de Notícias (933 mil utilizadores únicos), Diário de Notícias (902 mil), Sol (761 mil) e iOnline (490 mil) ocuparam os lugares seguintes.

Mas uma análise segundo o perfil dos visitantes permite outras leituras.

Vemos que, de um modo geral, os homens, os residentes na Grande Lisboa, os indivíduos das classes mais elevadas e os mais velhos são os que registam maior afinidade com estes sites. Mas, analisando cada um dos sites de jornais, vemos que há diferenças relativamente importantes como o demonstram os gráficos seguintes.

Refira-se, por exemplo, a afinidade dos residentes na Grande Lisboa com o Diário de Notícias, dos residentes em todas as regiões do Norte com o Jornal de Notícias, dos residentes no Sul e indivíduos mais velhos com o Correio da Manhã, dos indivíduos das classes mais altas com o Sol ou dos indivíduos entre os 35 e 44 anos com o Expresso.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de de indivíduos que utilizam o computador para aceder à Internet e é relativa a Outubro de 2013. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Winter School: Media and Populism

    Segundo a organização, o objectivo desta iniciativa é "debater, numa perspectiva global, o fenómeno do populismo contemporâneo, percebendo de que modo este utiliza a comunicação mediada, do jornalismo aos meios digitais, para chegar ao poder”.

    15 a 19 de janeiro de 2019

    Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica

    Palácio Foz, Pestana Pousada de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa

    ucpwinterschool@gmail.com

  • Marketing em Debate

    Integrado nas "Conversas M&P" esta conferência irá juntar diversos profissionais, entre responsáveis de marketing, de agências de meios e criativas e de grupos de media.

    17 de janeiro de 2019

    Meios & Publicidade

    Cidade do Futebol, Cruz Quebrada

    talbuquerque@meiosepublicidade.pt