Mandela foi assunto mais relevante do ano nos social media

Mandela foi assunto mais relevante do ano nos social media

placeholder

Entre os assuntos sociais e personalidades analisadas no serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, a morte de Nelson Mandela foi o tema mais comentado num só dia, superando as referências à manifestação de Março e à decisão, primeiramente anunciada como irrevogável, de demissão de Paulo Portas.

Grupo Marktest
30 dezembro 2013

Cristiano Ronaldo foi a personalidade que gerou maior buzz nos social media ao longo do ano 2013 (análise de 1 de Janeiro a 26 de Dezembro), segundo os dados do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Foram mais de 112 mil as menções a CR7, encontradas em redes sociais como Facebook e Twitter, em Blogs e Fóruns, no Youtube e em sites de Notícias (RSS).

O Primeiro-ministro, Passos Coelho foi a segunda personalidade mais mencionada nestes sites, com mais de 102 mil referências. Foi seguido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com cerca de 57 mil menções.

O vice-Primeiro ministro, Paulo Portas, ocupou a 4ª posição, com cerca de 47 mil menções, ao passo que o ex-ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, com cerca de 32 mil menções, encerrou a tabela das 5 personalidades que geraram mais buzz ao longo do ano nos social media.

Os nomes de António José Seguro, Pinto da Costa, José Sócrates, José Mourinho e Nelson Mandela completam a lista das 10 personalidades mais mencionadas nestes sites.

Mas uma análise diária mostra que a morte de Nelson Mandela foi o tema mais relevante do ano, pois num único dia (6 de Dezembro) motivou quase 4700 menções.

Apenas a manifestação de 2 de Março gerou menções diárias num valor aproximado (de 4400), tendo sido assim o acontecimento nacional com maior repercussão nas redes sociais neste ano de 2013.

A decisão de Paulo Portas, inicialmente anunciada como irrevogável, de apresentar a demissão, foi outro dos assuntos com mais relevância nos social media, tendo no dia 2 de Julho motivado mais de 3 mil menções ao actual vice-Primeiro ministro e líder do CDS-PP.

O Marktest Social Media Explorer é um serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais