Referências a Eusébio dominam social media

Referências a Eusébio dominam social media

placeholder

A morte de Eusébio, um dos maiores futebolistas de todos os tempos, tornou-se nos últimos dois dias o assunto dominante dos social media, superando todos os outros temas monitorizados pelo serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Grupo Marktest
7 janeiro 2014

Entre o dia da sua morte, no dia 5, até dia 6 de Janeiro de 2014, cerca de 17 mil menções a Eusébio da Silva Ferreira foram encontradas nas redes sociais como Facebook e Twitter, em Blogs e Fóruns, no Youtube e em sites de Notícias (RSS).

Este número supera o de todas as marcas analisadas no Barómetro de Marcas do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, assim como o de todas as personalidades e assuntos do seu Barómetro Social. A morte de Eusébio foi tão sentida que motivou quase um terço do buzz social monitorizado nestes dois dias.

No dia 5, quando ficou conhecido o desaparecimento do Pantera Negra, as menções ao jogador do Benfica e da Selecção Nacional aproximaram-se de 11 mil, um número que é ainda superior ao máximo diário alcançado por qualquer assunto monitorizado pelo Social Media Explorer, mesmo se analisado todo o ano de 2012.

Este número é tanto mais relevante quanto supera o observado há precisamente um mês, quando morreu Nelson Mandela, que foi o assunto mais relevante dos social media no ano transacto, pois num único dia obteve o máximo de menções de qualquer outra marca ou personalidade em análise. Veja mais sobre este assunto nesta análise.

As referências a Eusébio nestes dois últimos dias circularam sobretudo no Facebook, que representou 57% do total de menções. No Twitter, encontraram-se 32% das referências e nos restantes meios analisados 12%.

O dia 5 foi aquele em que ocorreu um maior número de referências, com cerca de 11 mil ao craque de futebol. Nesse dia, um post de Cristiano Ronaldo, com uma foto onde aparece abraçando Eusébio, foi o mais frequente no Facebook. Nele, Ronaldo escrevia: " Always eternal Eusebio, rest in peace". Até ao momento, este post de Ronaldo obteve mais de 751 mil "likes" e foi partilhado mais de 27 mil vezes.

Já no Twitter, foi um tweet do jogador Pepe o que mais buzz gerou, com a mensagem "Perdeu-se hoje uma grande pessoa e uma referência do futebol mundial. Obrigado por tudo Eusébio". Até ao momento, a mensagem obteve mais de 700 retweets e foi marcada como favorita por mais de 400 utilizadores.

Os dados do serviço Social Media Explorer permitem ainda verificar que o post de Facebook do Benfica, intitulado "Até já Eusébio", foi o que mais utilizadores partilharam, contando até ao momento com perto de 68 mil "likes" e 40 mil partilhas.

O Marktest Social Media Explorer é um serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais