Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A 10ª Avaliação da Troika e o Chumbo do Tribunal Constitucional foram os assuntos em destaque nas notícias de Tv na semana de 16 a 22 de Dezembro de 2013, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
30 dezembro 2013

O assunto em destaque na última semana foi o chumbo do Tribunal Constitucional à convergência de pensões do público e privado, com corte das pensões do sector público. Os juízes do Tribunal Constitucional consideraram por unanimidade que a proposta de Lei do Governo que pretendia tornar os dois sistemas convergentes através da redução de pensões dos funcionários públicos violava o princípio da protecção de confiança. O serviço Telenews registou 138 notícias e 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 2 horas de emissão e 45 notícias emitidas sobre o assunto.

A realização da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades dos Professores foi outro dos temas em destaque na última semana. A prova contestada desde que foi anunciada pelo Ministério da Educação, foi alvo de boicotes, contestação e muitos protestos por parte de professores e organizações sindicais. O serviço Telenews identificou um total de 84 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 40 notícias emitidas.

O mar na costa portuguesa, foi protagonista na última semana de duas tragédias que custaram 11 vidas. Os casos dos 5 estudantes arrastados por uma onda na praia do Meco e dos 6 pescadores desportivos cujo barco foi virado por uma onda ao largo de uma praia na Costa da Caparica, marcaram a última semana e foram objeto de discussões acerca dos perigos da costa portuguesa e da necessidade de cumprir com as regras de segurança no mar e à beira-mar. O serviço Telenews assinalou 71 notícias no total e quase 2 horas e meia de emissão acerca deste assunto, destaca-se a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o fim da 10ª avaliação da Troika ao programa de ajustamento português e o chumbo do Tribunal Constitucional ao diploma da Convergência de Pensões incluído no OE 2014, foram destaque com 45% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais