Maior peso dos Reformados no Interior

Maior peso dos Reformados no Interior

placeholder

De acordo com os dados disponíveis na aplicação de geomarketing Sales Index, da Marktest, os concelhos com maior peso da população reformada são também os menos populosos.

Grupo Marktest
5 agosto 2014

Segundo os dados da Marktest, disponíveis no Sales Index, 36.9% dos residentes no Continente pertence ao Grupo Ocupacional dos Reformados, Pensionistas e Domésticas. O segundo grupo com maior peso é o dos Quadros Médios e Superiores (12.3%), seguido dos Trabalhadores Qualificados (11.3%) e dos Trabalhadores Não Qualificados (9.6%). 8.6% pertence ao Grupo dos Empregados dos Serviços, Comércio e Administrativos (8.6%), havendo ainda 7.4% no Grupo dos Desempregados e 7.3% de Estudantes. O Grupo Ocupacional com menor peso é o dos Técnicos Especializados ou Pequenos Proprietários (6.6%).

Cruzando os dados relativos dos Grupos Ocupacionais, com População Total (INE, Estimativas da População Residente, 2012), como mostra o mapa seguinte, verifica-se que o peso dos Reformados/Pensionistas/Domésticas é, de um modo geral, maior nos concelhos do Interior.

O peso deste grupo é também maior nos concelhos com um efectivo populacional inferior a 10 mil habitantes. De facto, dos 105 concelhos cuja população é maioritariamente Reformada, 87 possui menos de 10 mil habitantes.

Com 79.5% da sua população no Grupo Ocupacional Reformados, Pensionistas e Domésticas, o concelho do Sardoal é o que apresenta maior peso neste Grupo, sendo o 19º concelho com menos habitantes do Continente. Segue-se o concelho de Mação (76.9%), Pampilhosa da Serra (74.9), Castanheira de Pêra (72.9%). Oleiros, com 71.8% é o quinto concelho do Continente com maior peso do Grupo dos Reformados.

Estes dados resultam de um cálculo das classes sociais ao nível do concelho realizado com recurso a uma extensa base de dados proveniente de entrevistas realizadas entre os anos de 2010 e 2013 pela Marktest nos seus diversos estudos regulares de âmbito nacional. O universo estudado é constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos, cuja dimensão é de 8 563 104 indivíduos. Utilizou-se uma amostra de 283 910 entrevistas pessoais e telefónicas, tendo os resultados sido ponderados e extrapolados para o universo.

Os dados utilizados nesta análise estão diponíveis no Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais