Marca Própria em destaque no linear dos refrigerantes e águas, enquanto Compal lidera nos sumos

Marca Própria em destaque no linear dos refrigerantes e águas, enquanto Compal lidera nos sumos

placeholder

Veja aqui uma análise acerca o espaço de linear ocupado pelas marcas de bebidas não alcoólicas, elaborada através do serviço Precise, da Marktest.

Marktest Investimentos
5 agosto 2014

É de senso comum que temperaturas elevadas aumentam a necessidade humana de ingestão de líquidos, aliada à necessidade fisiológica, surge também a componente social do consumo de bebidas durante o Verão. Época de esplanadas e petiscos, de passeios e praia, denota-se de imediato o aumento do consumo de bebidas.

Também, nesta época, as marcas de bebidas e as diversas insígnias apostam fortemente na comunicação no ponto de venda deste tipo de produtos, basta pensarmos nas "Feiras" nas entradas de loja ou em campanhas promocionais existentes.

Neste sentido, a Marktest Retail sabendo a importância que o ponto de venda tem na tomada de decisão do consumidor, através do seu estudo Precise, apresenta uma análise sobre o espaço de linear ocupado pelas marcas de bebidas não alcoólicas.

Se observarmos os diversos corredores das bebidas não alcoólicas, podemos afirmar que são os refrigerantes que ocupam mais espaço de linear (41,9%), seguidos das águas (23,4%) e por fim dos sumos (34,7%).

Comecemos então por analisar em detalhe a categoria com maior share of shelf - os Refrigerantes.

Considerando a diversidade existente de refrigerantes e o constante investimento por parte dos fabricantes, seja no desenvolvimento de novas fórmulas ou na inovação de novos sabores, é o segmento dos Ice Tea que mais se destaca nos lineares, representando 27,5%. Em segundo lugar, surgem os refrigerantes sem gás, com 24,3% de share of shelf. As colas detêm uma quota de espaço de linear de 21,7%, seguidas dos refrigerados com gás (18,3%). Por último, encontram-se as bebidas lima-limão que registam um share of shelf de 8.1%.

Se analisarmos pelo universo das marcas, podemos afirmar que com exceção das Colas e Lima-Limão, são as MdD que lideram o espaço ocupado em linear.

Nos Ice Tea, verifica-se uma diminuição generalizada do espaço de linear das principais marcas de fabricantes (Lipton e Nestea) e da Marca Própria face a 2012. No entanto, surgiram novos players no mercado, como é o exemplo recente da Luso Tea, que originaram um aumento do share of shelf por Outras Marcas.

Já nas Colas, não se registam alterações significativas face ao ano de 2012, continuando a Coca-Cola a ser líder indiscutível no espaço de linear, com 70% de hare of shelf.

No que respeita aos refrigerantes com gás, é uma vez mais a MdD que detém maior share of shelf. Face a 2012 apenas B! e Frutis apresentam um aumento da quota de espaço de linear, passando assim a marca da Sumol+Compal a ser a MdF com maior share of shelf.

Outra categoria, não menos importante, considerando o seu aumento dos últimos anos - devido aos sabores que estão cada vez mais na moda - são as águas.

Considerando o linear desta categoria, podemos afirmar que as águas lisas detêm um share of shelf de 65,2% e as com gás tradicionais de 19,5%. Se analisarmos o espaço ocupado pelas águas com sabores, independentemente de serem minerais ou com gás, constatamos que ocupam 15,3% do espaço de linear.

Nas águas lisas, é a MdD que apresenta maior quota de espaço de linear (29,1%). Já nas MdF, destaque para a marca Luso que detém 19,1% de share of shelf. A marca Fastio e Vitalis registam uma quota de espaço próxima dos 10%, enquanto a marca Serra da Estrela apenas apresenta 5,9% do linear.

Por sua vez, no segmento das águas com gás, a marca Pedras é líder incontestável do espaço de linear (42,5%), sendo que a MdD apenas detém 8,5% de share of shelf.

Por último, ao detalhamos a categoria dos sumos que tem 34% do linear de bebidas não alcoólicas, encontramos o segmento de Néctares em destaque com 41,1% de linear. De seguida surgem os sumos infantis (19,5%) e os "100%". Os segmentos com menor share de linear são os Lights (13,5%) e os Vitaminados/Funcionais (9,2%).

Observando a quota de espaço de linear das marcas nos vários segmentos de sumos, podemos afirmar que é a Compal que mais se destaca no linear dos sumos. Em Néctares, a Compal regista um aumento de 2.6p.p. face a 2012, detendo 44,6% de share of shelf, enquanto a Marca Própria apresenta aproximadamente 35%.

Também nos vitaminados/funcionais, a marca Compal regista um aumento face ao ano de 2012, tendo 61,7% da quota de espaço de linear.

De salientar que nestes dois segmentos a marca Santal, regista uma diminuição de share of shelf, principalmente em Vitaminados/Funcionais onde passa para metade.

Curiosamente, nos sumos 100% e Lights a situação inverte-se. A marca Compal regista uma diminuição do espaço ocupado em linear no presente ano, curiosamente a Santal apresenta um aumento, embora ligeiro. No entanto, não podemos deixar de referir que a marca Compal é líder no espaço ocupado em linear no segmento de Light's (58,3%).

Em resumo, podemos concluir que apesar dos desenvolvimentos e inovações por parte dos fabricantes, o linear das bebidas não alcoólicas não tem sofrido alterações significativas no que respeita ao espaço ocupado pelas marcas.

A Marca Própria é líder na categoria de refrigerantes (com a exceção de colas e lima-limão, onde a Coca-Cola e 7up detêm a maior quota de espaço de linear) e de águas (com a exceção de água com gás, onde a água das Pedras se destaca).

Já na categoria de Sumos, o destaque pertence à Compal que lidera o espaço ocupado em linear, com a excepção dos sumos 100%, onde mais uma vez, a marca própria detém um share of shelf superior.

Observações Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.

Mais detalhes:

Precise


Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais