Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

De acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, a crise no Grupo Espírito Santo, foi novamente o assunto em destaque na semana de 28 de Julho a 3 de Agosto.

Grupo Marktest
5 agosto 2014

Na última semana, o Banco Espírito Santo foi o tema nacional com maior destaque. Após a crise no Grupo e do BES ter assumido uma dívida superior a 3 milhões, surgiram questões relativamente à continuidade do Banco e falou-se na possibilidade de uma recapitalização pública ou ainda na venda do BES. O serviço Telenews registou um total de 218 notícias e um total de 7 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 2 horas de emissão e 76 notícias emitidas.

Relativamente ao segundo tema que obteve maior destaque durante a última semana, foi novamente o conflito na faixa de Gaza. Apesar o sucesso das negociações da ONU para um cessar-fogo de 3 dias entre Israel e o Hamas, este terminou 1 hora e meia após ter começado. O número de mortos e feridos continua a aumentar com o ataque de Israel a duas escolas das Nações Unidas. O Primeiro-ministro de Israel diz manter a ofensiva até conseguir a total destruição dos túneis do Hamas. O serviço Telenews registou um total de 103 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 43 notícias emitidas.

O terceiro destaque da última semana está relacionado com a pré época dos três principais clubes de futebol nacionais. Enquanto o Sport Lisboa e Benfica viajou para a Suíça para a realização de dois jogos, tendo sido derrotado frente ao Atlético de Bilbau mas ganho frente ao Sion, o Sporting conquistou o troféu "5 Violinos" nos penáltis e comunicou a venda de Eric Dier ao Tottenham. Já o Futebol Clube do Porto rumou a Inglaterra para a realização de um estágio e anunciou a aquisição de José Angel e do guarda-redes Andrés Fernández. O serviço Telenews registou um total de 119 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 52 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a situação do Banco Espírito Santo, foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 67% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais