Regiões Autónomas mais jovens

Regiões Autónomas mais jovens

placeholder

Os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing da Marktest, Sales Index, confirmam que são os concelhos das regiões autónomas os que possuem uma estrutura demográfica mais rejuvenescida.

Grupo Marktest
2 setembro 2014

Os dados de 2012 do INE indicam que os jovens até aos 14 anos representavam 14.8% do total de residentes no país. As regiões Centro e do Alentejo apresentavam-se as menos rejuvenescidas, com os jovens a representarem 13.5% dos seus efetivos. Pelo contrário, na Região Autónoma da Madeira e, especialmente, na dos Açores, o rácio de jovens era mais favorável, com um peso de 17.5% e 16.1%, respetivamente. Nas restantes regiões, Lisboa tinha 15.9% de jovens até aos 14 anos, o Algarve 15.5% e o Norte 14.6%.

Em termos concelhios, o peso dos jovens era mais elevado nos concelhos de Ribeira Grande e Lagoa, nos Açores (22.8% e 20.2%), seguidos de Câmara de Lobos, na Madeira (19.9%). No Continente, o concelho com maior peso de jovens era Alcochete (19.4%), a que se seguia Mafra (19.2%).

Pelo contrário, o concelho de Vila Velha de Ródão era o que apresentava um menor número de jovens no concjunto da população aí residente (5.2%), seguido dos concelhos de Oleiros e Pampilhosa da Serra (7.3%). Em 29 dos 308 concelhos do país, os jovens não representavam um décimo da população residente.

O mapa permite confirmar que os concelhos do interior apresentam uma estrutura demográfica mais desfavorável, com menor peso de população jovem, enquanto no litoral, em especial nas regiões circundantes dos grandes centros urbanos e, como referido, nas regiões autónomas, se observam estruturas mais rejuvenescidas.

Os dados utilizados nesta análise estão diponíveis no Sales Index, que a Marktest desenvolve desde 1992. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk