Um em cada três portugueses possui cartão de crédito

Um em cada três portugueses possui cartão de crédito

placeholder

O estudo Basef Banca da Marktest quantifica em 2,4 milhões o número de possuidores de cartões de crédito, o que equivale a dizer que cerca de um em cada três portugueses possui este meio de pagamento.

Grupo Marktest
9 dezembro 2014

Entre Janeiro e Outubro de 2014, o Basef Banca da Marktest contabilizou 2 380 mil possuidores de cartão de crédito, um valor que corresponde a 32.6% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

Numa análise dos últimos doze anos, vemos que a penetração deste meio de pagamento atingiu um valor máximo em 2008, quando 33.4% dos portugueses possuía cartão de crédito, tendo nos anos seguintes sofrido uma quebra para os 30%. Em 2013 subiu de novo a taxa de posse de cartão de crédito, uma tendência que se confirma com ligeira baixa nos dados deste ano.

A posso de cartão de crédito é especialmente diferenciada socialmente, com os valores a baixar dos 58.5% junto dos indivíduos das classes sociais alta e média alta para os 21.0% junto dos indivíduos das classes média baixa e baixa.

Os dados do Basef Banca mostram ainda que, depois de entre 2009 e 2011 ter baixado a percentagem dos seus possuidores que afirmam usá-lo de facto, a partir de 2012 a tendência tem sido de subida sistemática. Em 2014 (até Outubro), 70.3% dos que possuem cartão de crédito dizem utilizá-lo.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais