Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A detenção de José Sócrates continuou a ser o principal tema em destaque na informação televisiva da semana 24 a 30 de Novembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
9 dezembro 2014

O grande destaque da semana de 24 a 30 de Novembro foi de novo a detenção de José Sócrates. O Ex-Primeiro-ministro está em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora por ordem do Juiz Carlos Alexandre. A família e várias figuras públicas ligadas ao PS visitaram José Sócrates, nomeadamente o Ex-Presidente da República Mário Soares. O serviço Telenews registou um total de 274 notícias e 11 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 4 horas de emissão e 106 notícias emitidas.

Outro dos destaques da semana em análise foi o XX Congresso do Partido Socialista que decorreu em Lisboa. Depois de sair vencedor das eleições Primárias do PS, este foi o Congresso da consagração para António Costa. Apesar do caso Sócrates, o Congresso Socialista foi um sucesso para António Costa com a sua moção estratégica a obter a unanimidade na votação final dos congressistas. O serviço Telenews contou um total de 65 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 horas de emissão e 26 notícias emitidas.

Outro caso da esfera judicial, o caso BES, voltou à atualidade. As autoridades efetuaram rusgas em instalações do Ex-Banco Espírito Santo, agora Novo Banco, e nos domicílios dos gestores em funções antes da saída de Ricardo Salgado da administração do BES. O serviço Telenews identificou um total de 67 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com uma hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a cobertura ao caso Sócrates foi o principal destaque, sendo responsável por 50% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais