Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A situação na TAP foi o assunto em destaque na semana informativa de 13 a 19 de Abril, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
21 abril 2015

O futuro da TAP foi o tema de maior destaque na última semana. A transportadora aérea nacional está no meio de um conflito entre o governo, que procura vender a empresa, e os sindicatos dos pilotos, que querem ter uma palavra a dizer nessa privatização. As posições encontram-se extremadas, tendo o sindicato que representa os pilotos anunciado uma greve de 10 dias para o mês de Maio. O futuro da TAP pode estar em causa segundo o governo. O serviço Telenews registou um total de 57 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão sobre o tema e 28 notícias emitidas.

A reforma da Segurança Social e a redução da Taxa Social Única regressaram à discussão pública. O governo voltou esta semana a pedir consenso ao PS para a reforma da Segurança Social e novos cortes nas pensões. Em causa está igualmente a redução da TSU para as empresas para aumentar a sua competitividade, reduzindo o preço do trabalho. Foi anunciado ainda que a sobretaxa do IRS se manterá até 2019. O serviço Telenews assinalou um total de 52 notícias e quase 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de meia hora de emissão sobre o tema e 19 notícias emitidas.

O futebol português continuou em grande destaque na última semana. Na Liga dos Campeões da UEFA, o FC Porto venceu o Bayern de Munique da Alemanha na primeira mão dos quartos de final da prova, colocando-se em posição privilegiada para chegar à meias finais da competição. Na Primeira Liga, jogou-se a última jornada antes do clássico Benfica vs Porto, ambos os clubes venceram, respetivamente o Belenenses e a Académica de Coimbra, mantendo a luta pela vitória na Primeira Liga ao rubro. O serviço Telenews identificou um total de 169 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora e meia de emissão e 70 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para notícias relacionadas com a greve dos pilotos da TAP e o processo de privatização da transportadora que está a decorrer. Este tema foi responsável por 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais