Desequilíbrio entre gastos e rendimentos aumentou

Desequilíbrio entre gastos e rendimentos aumentou

placeholder

Os resultados de uma sondagem exclusiva realizada pelo Fonebus da Marktest sugerem que o desequilíbrio entre gastos e rendimento disponível dos portugueses é hoje maior que há cinco anos.

Grupo Marktest
21 abril 2015

"Pensando na situação que o/a senhor/a vivia há cinco anos, em 2010, como classifica o seu comportamento naquela altura: Tinha gastos acima dos seus rendimentos; Tinha gastos abaixo dos seus rendimentos; Mantinha um equilíbrio entre os seus gastos e os seus rendimentos?" Esta foi uma das questões colocadas pela Marktest em sondagem realizada pelo Fonebus junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. A mesma questão foi ainda colocada face à situação vivida atualmente.

Os resultados sugerem que nos últimos cinco anos aumentou o desequilíbrio entre gastos e rendimento disponível.

Face à situação vivida há cinco anos, em 2010, a maioria dos inquiridos revela que mantinha um equilíbrio entre rendimento e despesas: 65.5%, enquanto 26.3% afirmava que os gastos estavam abaixo dos seus rendimentos e 4.5% que os gastos estavam acima dos rendimentos.

Quando questionados sobre a situação que vivem atualmente, embora a maioria (65.2%) também refira que mantém um equilíbrio entre despesas e rendimento, aumenta a percentagem dos que dizem ter gastos acima dos rendimentos (17.7%) e baixa a percentagem dos que referem ter gastos abaixo do rendimento (14.9%).

Uma análise segundo o perfil dos inquiridos mostra que a situação de ter atualmente gastos acima dos rendimentos é mais comum entre os indivíduos dos 35 aos 44 anos (23.7%), entre os residentes do Litoral Centro (23.8%) e entre os entrevistados das classes mais baixas (20.3%).

Este estudo foi realizado no Fonebus da Marktest, entre os dias 18 e 24 de Março de 2015, de acordo com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa