Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A tragédia no Mediterrâneo com vários naufrágios e centenas de vítimas mortais de imigrantes foi o assunto em destaque na semana informativa de 20 a 26 de Abril, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
28 abril 2015

O tema com maior destaque na última semana foi a tragédia que aconteceu no Mediterrâneo e que levou à morte de centenas de migrantes africanos. Este acontecimento levou a um alargado debate sobre a questão da imigração clandestina para a Europa. O serviço Telenews registou um total de 108 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 40 notícias emitidas.

O 41º aniversário da Revolução de Abril foi outro dos temas noticiosos da última semana. O destaque foi para as cerimónias oficiais na Assembleia da República, com os discursos oficiais do Presidente Cavaco Silva e dos representantes dos vários partidos políticos com representação parlamentar. Assinalou-se igualmente o 40º aniversário da realização das primeiras eleições livres no país, em 25 de Abril de 1975. O serviço Telenews assinalou um total de 60 notícias e quase 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão sobre o tema e 25 notícias emitidas.

No futebol português, a semana foi dominada pela antevisão do derby entre SL Benfica e FC Porto. O empate registado no final do encontro permitiu aos encarnados manter o 1º lugar e os 3 pontos de vantagem sobre o FC Porto. Durante a semana, o FC Porto terminou ainda a sua participação na Liga dos Campeões com uma derrota pesada frente ao Bayern de Munique na 2ª mão dos quartos-de-final da competição. O serviço Telenews identificou um total de 171 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas de emissão e 66 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque foi para as notícias da tragédia humanitária ocorrida durante a semana no Mediterrâneo e que originou centenas de mortes de migrantes que procuravam chegar à Europa. Este tema foi responsável por 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk