Marcas de automóveis lideram exposição em programas Tv no 1º trimestre

Marcas de automóveis lideram exposição em programas Tv no 1º trimestre

placeholder

O Serviço Soft Sponsoring Report da MediaMonitor revela que no 1º trimestre de 2015 a marca que obteve maior retorno no âmbito de Soft Sponsoring foi a marca BMW, seguida da Mercedes e da Nissan, todas marcas de automóveis.

Grupo Marktest
28 abril 2015

O Soft Sponsoring Report é um serviço da MediaMonitor que recolhe e analisa a exposição de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher. No 1º trimestre 2015, observámos que a utilização deste formato de publicidade por parte das marcas de automóveis aumentou significativamente, principalmente através da entrega de automóveis como prémios de passatempos em programas de divertimento ou ainda através da presença de automóveis como meio de transporte de personagens de novelas.

Ao analisar o Top 5 de programas para cada uma dessas 3 marcas de automóveis, existe nomeadamente uma grande presença do programa Somos Portugal da TVI:



Essa tendência dos primeiros meses do ano com a liderança de 3 marcas automóveis (BMW, Mercedes e Nissan) está em linha com o que se verificou em 2014, quando as marcas de automóveis ocuparam 7 lugares no Top 50 de marcas do ano (Volvo, Nissan, Mercedes, Opel, Peugeot, Renault, Audi).

Ao longo do 1º trimestre 2015, registaram-se no total 49 081 exposições de marcas em programas de televisão, correspondendo a mais de 79h de duração. Esta exposição equivaleu a um retorno de 71 001 332 euros e a quase 168 000 GRPs. No total, foram recolhidas 1460 marcas com exposição nos primeiros 3 meses do ano.

O top 5 de marcas com maior retorno no 1º trimestre 2015 compõe-se pelas seguintes marcas:

Destaque para a marca BMW que é a marca com maior retorno, enquanto a marca com maior volume de GRPs no alvo Universo é a marca Jogos Santa Casa.

De salientar também o 1º lugar do Preço Certo da RTP enquanto programa que gerou maior retorno para as marcas presentes, seguido do Você na TV! da TVI.

A nível de canais, o canal que gerou maior retorno para as marcas nos primeiros 3 meses de 2015 foi a TVI com mais de 36 milhões de euros a preços de tabela e quase 18h de exposição. A RTP1, por sua vez, foi o canal que gerou maior volume de GRPs às marcas com mais de 82 000 GRPs para o alvo Universo.

Esta análise foi realizada para o período compreendido entre 1 de Janeiro e 31 de Março 2015 com base nos dados do serviço de Soft Sponsoring Report, um serviço da MediaMonitor que recolhe a exposição de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher (mais de 1050 programas/mês = quase 70 000 minutos/mês). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais