Norte do país com maior taxa de Constituição de Empresas

Norte do país com maior taxa de Constituição de Empresas

placeholder

Em Portugal, no ano de 2013, a taxa de constituição de empresas foi de 3.1%. Sousel e Vila Velha de Rodão, são os que apresentam percentagens mais elevadas.

Grupo Marktest
28 julho 2015

Em 2013, de acordo com os dados do INE, disponíveis na aplicação web da Marktest, Municípios Online, a taxa de constituição de empresas foi de 3.1%. Esta taxa resulta do rácio entre o número de empresas constituídas no referido ano pelo número total de empresas existentes nesse ano (em percentagem).

Numa análise espacial, observa-se que 20.8% dos concelhos do país registaram uma taxa de constituição de empresas superior à média nacional, destacando-se os concelhos de Sousel e Vila Velha de Ródão, ambos com 5.7%. Segue-se o concelho de Vizela (4.8%), Felgueiras e Funchal (ambos com 4.6%), Porto (4.5%), Fafe, Lisboa e Idanha-a-Nova (todos com 4.4%). Guimarães, com 4.3% encerra a lista dos 10 concelhos com a taxa mais elevada.

De salientar ainda que, dos 10 concelhos com a taxa de constituição de empresas mais elevadas, 4 são da região do Interior Norte.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: a taxa de constituição de empresas nos concelhos (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões e passando o mouse pelos círculos pode ler-se o nome do concelho e os respetivos valores.

A informação desta análise assim como os gráficos apresentados constam na nova aplicação web que a Marktest está a lançar. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação, Municípios Online, e sobre os ratings concelhios que disponibiliza ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais