Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

As negociações para a formação de um novo governo continuam a ser o destaque da semana informativa de 19 a 25 de Outubro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
27 outubro 2015

A política nacional foi de novo o destaque da última semana. As negociações entre partidos e os encontros com o Presidente da República, Cavaco Silva, num processo que culminou com a indigitação Pedro Passos Coelho para formar um novo governo, foram o destaque da última semana. PS, BE e PCP manifestam a intenção de apresentar uma moção de rejeição ao novo governo. Os três partidos defenderam a constituição de um governo liderado pelo PS e apoiado por uma maioria de esquerda. O serviço Telenews registou um total de 220 notícias e um total de quase 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 3 horas e meia de emissão e 71 notícias emitidas.

Outro dos destaques na última semana foi o estado de saúde do ativista luso-angolano Luaty Beirão. Acusado de preparar um golpe de estado juntamente com mais 14 ativistas, Luaty Beirão encontra-se em greve da fome há mais de 30 dias, exigindo aguardar julgamento em liberdade. O caso Luaty Beirão reacendeu o debate sobre a liberdade de expressão e de direitos humanos em Angola. O serviço Telenews contabilizou 50 notícias e 1 hora e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de meia hora de emissão e 21 notícias emitidas.

O futebol português foi o destaque desportivo da semana. O Sporting venceu o Benfica no derby da Luz e lidera a primeira liga, tendo igualmente beneficiado do empate do FC Porto perante o SC Braga. Durante a última semana, jogou-se ainda nova jornada da Liga dos Campeões e Liga Europa. De destacar as vitórias dos clubes portugueses Sporting, Braga e Belenenses na Liga Europa. Na Liga dos Campeões, o FC Porto venceu o Maccabi tendo sido o Benfica o único clube português a não vencer nesta jornada, ao perder na Turquia frente ao Galatasaray. O serviço Telenews identificou um total de 200 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de TVI com quase 2 horas de emissão e 62 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a atualidade política foi o principal destaque. A negociação entre os vários partidos e os encontros com o Presidente Cavaco Silva foram o assunto da última semana, culminando com a indigitação de Passos Coelho para formar o novo governo. O assunto foi responsável por 62% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais