Odivelas e Seixal com maior dinamismo demográfico

Odivelas e Seixal com maior dinamismo demográfico

placeholder

Os ratings concelhios de 2015, que a Marktest disponibiliza na sua aplicação web Municípios Online, colocam os concelhos de Odivelas e Seixal no topo da lista do dinamismo demográfico.

Grupo Marktest
27 outubro 2015

Disponíveis numa nova aplicação web, os ratings concelhios são novas métricas criadas pela Marktest que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho. Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web que a empresa lançou em 2014: Municípios Online.

Uma análise do rating de dinamismo demográfico permite confirmar que os concelhos de Odivelas e Seixal são os que registam um valor mais elevado. Numa escala de 1 a 20, os dois concelhos obtêm 18.

O concelho de Maia, com um rating de 17.9, ocupa a terceira posição. Sintra e Vila Franca de Xira registam um rating de 17.6 e Loures 17.5.

Na lista dos 10 concelhos com mais dinamismo demográfico, estão também Alcochete, Braga, Cascais, Mafra e Ponta Delgada, todos com um rating de 17.4.

Pelo contrário, Alcoutim, Gavião, Mação, Oleiros, Penamacor e Vila Velha de Ródão ocupam os lugares mais baixos deste rating, não atingindo os 2 pontos.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: o rating de dinamismo demográfico (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões e passando o mouse pelos círculos pode ler-se o nome do concelho e os respetivos valores.

O rating de dinamismo demográfico é composto por 8 indicadores que pretendem medir o dinamismo da população residente em cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.

Na aplicação web, estes ratings são apresentados em vários formatos, nomeadamente num dashboard que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas. Pela sua simples visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação.

Consulte aqui mais informação sobre estes ratings e a aplicação Municípios Online ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais