Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
A tomada de posse do novo governo foi o destaque da semana informativa de 26 de Outubro a 1 de Novembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
3 novembro 2015

placeholderA tomada de posse do XX Governo Constitucional foi o destaque da última semana. Na sequência da sua indigitação pelo Presidente da República Cavaco Silva, Pedro Passos Coelho, líder do PSD e da coligação que venceu as eleições de 4 de Outubro, tomou posse como Primeiro-Ministro. Com o apoio do Presidente Cavaco Silva e a oposição dos partidos à sua esquerda que detêm a maioria dos lugares no parlamento, este poderá ser o governo mais curto da história da democracia portuguesa. O serviço Telenews registou um total de 121 notícias e um total de quase 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com mais de 2 horas de emissão e 38 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos destaques na última semana foi o alerta da Organização Mundial de Saúde que a carne processada, vermelha e os enchidos aumentam o risco de cancro. Sendo Portugal um país de grandes tradições nos produtos de enchidos e de fumeiro, imediatamente as associações de produtores e de Hotelaria assim como as organizações de consumidores debateram o tema. Este alerta da OMS veio reforçar uma tendência que já se vem verificando com o aumento do consumo de carnes brancas. O serviço Telenews contabilizou 63 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

placeholder

O futebol português foi o destaque desportivo da semana. O Sporting venceu o Estoril em casa e reforçou a liderança isolada da Primeira Liga. O FC Porto viu ser adiado o confronto com o União da Madeira por dificuldades nas ligações aéreas devido ao mau tempo. O Benfica conseguiu a primeira vitória no campeonato fora do Estádio da Luz, goleando o Tondela por 4-0. O serviço Telenews identificou um total de 120 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de TVI com 1 hora de emissão e 41 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a atualidade política é o principal destaque, com o anúncio e a tomada de posse do novo governo. Este tema foi responsável por 45% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais