Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

As negociações para a formação de um governo de esquerda foram o destaque da semana informativa de 2 a 8 de Novembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
10 novembro 2015

As negociações para um governo de esquerda liderado pelo Partido Socialista foi o assunto em destaque na última semana. Pela primeira vez na história da democracia portuguesa, um partido que não foi o mais votado nas últimas eleições legislativas propõe-se liderar um governo com uma maioria parlamentar de esquerda. PS, BE, PCP e Os Verdes preparam-se para apresentar uma moção de rejeição ao governo da Coligação PSD/CDS na sequência da qual vão apresentar uma solução governativa com apoio parlamentar maioritário. O serviço Telenews registou um total de 164 notícias e um total de quase 6 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 3 horas e meia de emissão e 73 notícias emitidas.

Outro dos destaques na última semana foi a destruição causada pelo temporal que atingiu o Algarve, em especial a região de Albufeira. As cheias, que causaram um morto e vários feridos, provocaram milhões de euros de prejuízos em Albufeira onde o comércio e o turismo local foram os setores mais atingidos. A Baixa e a praia de Albufeira ficaram destruídas devido ao mau tempo e centenas de voluntários juntaram-se aos comerciantes nos trabalhos de limpeza. O serviço Telenews contabilizou 134 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 2 horas de emissão e 57 notícias emitidas.

O futebol português foi o principal destaque desportivo dos últimos dias. Em semana de jornada europeia, as equipas portuguesas tiveram um comportamento misto. Benfica e FC Porto, representantes de Portugal na Liga dos Campeões, venceram os respetivos encontros e estão em boa posição para passar à próxima fase da competição. Na Liga Europa, Braga, Belenenses e Sporting saíram derrotados nesta jornada colocando em causa a sua permanência na competição. Relativamente à última jornada da Primeira Liga os três grandes venceram os seus adversários de jornada, mantendo o Sporting a liderança isolada da competição. O serviço Telenews identificou um total de 150 notícias e quase 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura de RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 65 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a atualidade política foi o principal destaque. O acompanhamento das negociações que decorreram durante a semana entre PS, BE e PCP para a formação de um governo de esquerda, liderado pelo PS, foi o assunto responsável por 52% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais