Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A atualidade política nacional foi o destaque da semana informativa de 30 de Novembro a 6 de Dezembro de 2015, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
7 dezembro 2015

O principal destaque da última semana foi a atualidade política em Portugal. O Programa do novo Governo foi discutido no Parlamento e os partidos de Direita apresentaram uma moção de rejeição que foi chumbada pelos partidos de Esquerda. O serviço Telenews registou um total de 209 notícias e um total de 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com mais de 2 horas e meia de emissão e 81 notícias emitidas.

O Terrorismo Internacional continuou igualmente no centro da agenda noticiosa. A polícia Belga realizou mais uma operação antiterrorismo. Os EUA, Inglaterra e Alemanha aprovaram ataques aéreos e enviaram forças militares de combate ao Estado Islâmico na Síria. Casos isolados de terrorismo islâmico ocorreram também esta semana como por exemplo o tiroteio em San Bernardino - Califórnia (EUA), e o incidente no metro de Londres (três pessoas foram esfaqueadas). O serviço Telenews registou 102 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e da RTP1 com 42 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos temas em destaque na última semana. Para além de Pinto da Costa ter sido constituído arguido da "Operação Fénix" e do conflito entre Benfica e Sporting que passou para os tribunais, o destaque principal vai para as acções do Benfica que dispararam em Bolsa após a venda dos seus direitos televisivos à operadora NOS por 400 milhões de euros. O serviço Telenews registou um total de 171 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 58 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o Programa do novo Governo discutido no Parlamento e a moção de rejeição chumbada pelos partidos de Esquerda foram os destaques de abertura desta semana. Este tema foi responsável por 75% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais