Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A campanha e as eleições presidenciais marcam o destaque da semana informativa de 18 a 24 de Janeiro de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
26 janeiro 2016

O grande tema da última semana foi a campanha eleitoral para a Presidência da República e as Eleições que marcaram o fim desta corrida de vários meses. Os candidatos apresentaram as suas propostas e o povo decidiu. O Prof. Marcelo Rebelo de Sousa será o novo Presidente da República Portuguesa. O serviço Telenews registou um total de 454 notícias e um total de 19 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com quase 7 horas de emissão e 152 notícias emitidas.

Outro dos temas que marcaram a semana foi a apresentação de algumas medidas do OE 2016 constantes do esboço de orçamento que o governo português apresentou à Comissão Europeia em Bruxelas. Aumento de impostos sobre os combustíveis e o cumprimento de algumas promessas eleitorais como a baixa do IVA na restauração, são algumas das medidas que constam do documento. O serviço Telenews assinalou 100 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão sobre o tema e e com 37 notícias emitidas.

O futebol português também foi tema em destaque na última semana. Surpresa na Taça da Liga, com o FC Porto e Sporting a perderem com equipas da 2ª Liga e a colocarem em causa a sua permanência na prova. Entretanto, o FC Porto anunciou a contratação de José Peseiro como responsável técnico, em substituição de Lopetegui. Na jornada do fim de semana da Primeira Liga, os três grandes venceram e mantiveram as posições na tabela classificativa, com Sporting a liderar com dois pontos de vantagem sobre o Benfica. O serviço Telenews identificou um total de 180 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 57 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as medidas constantes do esboço de OE 2016 que o governo enviou para Bruxelas foram o grande destaque da última semana. Este tema foi responsável por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa