Terrorismo marcou informação televisiva em 2015
Terrorismo marcou informação televisiva em 2015
placeholder
Uma análise dos dados do serviço Telenews da MediaMonitor evidencia que, ao longo de 2015, o terrorismo foi assunto recorrente da informação televisiva, tendo representado 4% da oferta informativa regular da RTP1, SIC e TVI.
Grupo Marktest
2 fevereiro 2016

placeholder Durante o ano de 2015, RTP1, SIC e TVI deram 2729 notícias sobre terrorismo nos seus serviços regulares de informação. Estas notícias representaram 3.5% da informação destes canais. A RTP1 foi o canal com mais cobertura deste tema, com 1024 notícias, que representaram 3.7% do total de matérias emitidas ao longo do ano.

Estas notícias tiveram uma duração total de 93 horas, o que representou 3.7% da oferta informativa total. Embora a RTP1 tenha emitido notícias sobre o tema de maior duração (33 horas e 39 minutos), foi na SIC que elas tiveram mais relevância, ao representar 3.9% da oferta informativa do canal.

Este tema teve um especial impacto nos meses de Janeiro (ataque ao Charlie Hebdo a 7 de Janeiro) e em Novembro (atentados de Paris a 13 de Novembro), quando representaram, respetivamente, 11% e 13% das notícias do mês e 13% e 15% da sua duração.

Na SIC, o tema representou mesmo cerca de 17% da duração total da informação emitida em Novembro.

placeholder

NOTA: Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2015, segundo a seguinte Nota Técnica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo(RTP1); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal das 8 e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais