Recordação publicitária de telecoms com máximo do ano

Recordação publicitária de telecoms com máximo do ano

placeholder

Os dados do estudo Publivaga da Marktest revelam que a recordação da publicidade a marcas de telecomunicações registou em Dezembro o máximo do ano, tendo sido a categoria a obter maiores ganhos mensais.

Grupo Marktest
2 fevereiro 2016

"A que marcas recorda ter visto, lido ou ouvido publicidade recentemente?" Esta é a pergunta colocada no estudo Publivaga da Marktest, que analisa o Universo dos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, e que constitui a base do indicador recordação de publicidade genérica.

Uma análise dos resultados deste indicador para o mês de Dezembro de 2015 mostra que, no total, houve 82.7% de referências a marcas, 4.2 pontos percentuais abaixo do observado no mês anterior.

Entre as marcas com mais recordação publicitária, as da distribuição mostraram-se as mais presentes na memória, recolhendo 30% das referências (base: total de referências a marcas), menos 2 pontos percentuais acima do registado em Novembro.

As marcas de telecomunicações representaram 24% da recordação publicitária, o que constitui o valor mais elevado do ano para esta categoria. O valor representa ainda um incremento de 9 pontos percentuais face ao mês anterior, o maior aumento registado este mês. Está, no entanto, 13 pontos abaixo do verificado no mesmo mês do ano transato.

As marcas de grande consumo obtiveram 16% da recordação publicitária, o que constitui o valor mais baixo do ano, embora dois pontos acima do registado no mesmo mês de 2014.

As marcas de automóveis obtiveram 8% de recordação publicitária, mais um ponto do que em Novembro, enquanto marcas de outros sectores registaram 23% de referências, o valor mais elevado deste ano.

Os dados do Publivaga mostram ainda que, tal como nos sete meses anteriores, a marca Continente foi em Dezembro aquela que mais inquiridos referiram ter visto publicitada, seguida de MEO e NOS. As duas primeiras posições deste top permanecem inalteradas há seis meses.

Esta análise tem como base o Publivaga, um estudo regular da Marktest que permite conhecer a recordação e a memorização da publicidade das marcas, sendo um instrumento de referência na medição da eficiência das campanhas publicitárias. A informação apresentada nesta análise tem por base o universo constituído pelos indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos. Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Esta notícia foi corrigida no dia 3 de fevereiro de 2016.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais