Sondagem: Conflitos e atentados marcam ano 2015 Sondagem: Conflitos e atentados marcam ano 2015 Em sondagem exclusiva realizada pelo Fonebus para a Marktest.com Notícias, os portugueses destacam, como acontecimento negativo de 2015, as guerras, conflitos e atentados terroristas que aconteceram um pouco por todo o mundo. Já para nomear o acontecimento mais positivo do ano, a dificuldade foi maior… Confira os resultados. Grupo Marktest 2 fevereiro 2016 Os resultados mostram que os inquiridos têm muita dificuldade em destacar um acontecimento positivo do ano que há pouco findou. 28.4% dos que respondem à questão dizem mesmo que não houve nenhum acontecimento positivo ou que não se recordam de nada positivo e 37.7% dizem não saber responder à pergunta. Entre quem refere acontecimentos concretos, a "queda do Governo anterior ou a mudança de governo" foi o acontecimento de 2015 mais indicado como positivo, por 12.3% dos entrevistados, em especial os do sexo masculino, os indivíduos entre 45 e 54 anos, os residentes na Grande Lisboa e os inquiridos das classes sociais mais elevadas. A "atuação do Papa Francisco" ou acontecimentos pessoais (como o nascimento de um filho) ocupam o segundo lugar das referências, mas a uma distância considerável, recolhendo 2.2% das opiniões. A "retoma económica/aumento do salário mínimo" foi referido por um número similar de inquiridos (2.1%), assim como acontecimentos desportivos (2.0%) e a "ajuda aos refugiados" (1.9%). ![]() Já quanto à identificação do acontecimento mais negativo do ano, as opiniões são bastante consensuais, com quase metade (48.9%) dos entrevistados a apontar a ocorrência de "guerras, conflitos, atentados, atentados de Paris, ataques terroristas" como o mais negativo do ano. Esta resposta foi indicada com mais frequência junto dos homens, dos mais jovens (18/24 anos), dos residentes na Grande Lisboa e dos indivíduos da classe média. A crise dos refugiados foi outro dos acontecimentos negativos destacado por estes entrevistados, recolhendo 12.0% das respostas. A crise, ("Crise/Crise económica/Emigração/Austeridade/Desemprego") foi apontada por 9.3% dos inquiridos e a "mudança de Governo/PSD ganhar as eleições e PS governar" foi indicado por 6.1%. "Intervenções nos bancos, casos BES, BANIF…", acontecimentos pessoais e catástrofes naturais foram outros dos acontecimentos referidos nesta sondagem como os mais negativos de 2015. ![]() Este estudo foi realizado no Fonebus da Marktest, entre os dias 14 e 18 de Janeiro de 2016, de acordo com a seguinte a Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- Altitude - ESOMAR Latin America 2025
Neste evento, pretende-se, a partir de apresentações de clientes e estudos de caso na América Latina, ir além dos insights e entrar num mundo de criatividade, descoberta e networking.
1 a 3 de abril de 2025
ESOMAR
Lima, Perú
- EIC Summit 2025
Este é um evento único onde a Tecnologia se encontra com a Política, em dois dias de workshops, apresentação de projetos inovadores e oportunidades de networking.
2 a 3 de abril de 2025
European Innovation Council
Bruxelas, Bélgica