Notícias semanais em destaque nas TVs
Notícias semanais em destaque nas TVs
placeholder
O ataque terrorista ocorrido em Bruxelas foi o tema em destaque da semana informativa de 21 a 27 de Março de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.
Grupo Marktest
29 março 2016

placeholderO destaque da última semana vai para o ataque terrorista em Bruxelas. Terroristas associados ao Estado Islâmico fizeram explodir bombas no Aeroporto e no Metro da capital Belga e da União Europeia. Dezenas de mortos e centenas de feridos, alguns de nacionalidade portuguesa, foi a consequência de mais um ataque terrorista em solo Europeu. O serviço Telenews registou um total de 375 notícias e um total de quase 15 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 5 horas de emissão e 131 notícias emitidas.

placeholder

Outro dos temas que marcou a semana foi o acidente trágico que vitimou doze emigrantes portugueses em França. Os portugueses deslocavam-se para Portugal provenientes da Suíça para o fim de semana da Páscoa. O transporte, uma carrinha com excesso de lotação, ter-se-á despistado por razões ainda não apuradas. O serviço Telenews registou 89 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com quase 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 36 notícias emitidas.

placeholder

Apesar dos vários acontecimentos trágicos que marcaram a semana, a Páscoa e as cerimónias e tradições desta quadra foram tema em destaque ao longo da semana. O destaque vai para as tradições sociais e culinárias de cada região e para o seu enquadramento religioso. O serviço Telenews registou um total de 133 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora e meia de emissão e 65 notícias emitidas.

placeholder

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o ataque terrorista em Bruxelas foi o tema em destaque. Este tema foi responsável por 48% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais