Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

O caso dos "Panama papers" foi o tema em destaque da semana informativa de 4 a 10 de Abril de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
12 abril 2016

O destaque da última semana vai para a divulgação dos designados "Panama Papers". Estes documentos agora divulgados pertenceriam ao arquivo do escritório de advogados Mossack Fonseca com sede no Panamá. Estes documentos referenciam milhares de empresas e indivíduos que utilizavam off-shore, ou paraísos fiscais, para elaborados esquemas de fuga ao fisco e lavagem de dinheiro. Empresas e indivíduos portugueses aparecem referenciados nestes documentos. O serviço Telenews registou um total de 191 notícias e quase 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com quase 3 horas de emissão e 69 notícias emitidas.

Outro dos temas que marcou a semana foi a demissão do ministro da Cultura, João Soares. João Soares terá reagido através das redes sociais prometendo "bofetadas" ao cronista Augusto M. Seabra após artigo muito crítico ao seu desempenho no Ministério da Cultura publicado no Jornal Público. Na sequência deste episódio, João Soares demitiu-se do cargo. O Primeiro-ministro António Costa anunciou entretanto Castro Mendes, até aqui embaixador junto do Conselho da Europa, para o lugar de Ministro da Cultura. O serviço Telenews assinalou 79 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora de emissão sobre o tema e 31 notícias emitidas.

A Primeira Liga foi o destaque desportivo da última semana. Benfica lidera com dois pontos de vantagem sobre o Sporting quando faltam cinco jornadas para o fim da prova. FC Porto, ao ser derrotado por Tondela e Paços de Ferreira na última semana, regista desvantagem de dez pontos para o segundo lugar, sendo muito difícil embora matematicamente possível aspirar ao segundo lugar. O Benfica vai jogar o apuramento para as meias-finais da Liga dos Campeões no seu estádio frente ao Bayern, depois de derrota em Munique na primeira mão dos quartos-de-final por um golo. O serviço Telenews contabilizou um total de 198 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 66 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a divulgação dos denominados "Panama Papers" foi o tema com maior destaque. Este tema foi responsável por 26% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

  • Data Analytics - Tools & Methodologies

    Em resultado da atual pandemida de COVID-19, esta será uma conferência inteiramente virtual.

    15 de outubro de 2020

    MRS - The Market Research Society

    info@mrs.org.uk