Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

Questões económicas foram o tema em destaque da semana informativa de 2 a 8 de Maio, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest
10 maio 2016

A economia portuguesa foi o assunto em destaque durante a última semana. As previsões de Bruxelas, divulgadas esta semana, são mais pessimistas do que as previsões do governo, mas o Governo e o Presidente da República desvalorizam a situação. Noutra nota, a dívida pública portuguesa aproxima-se de novo valor recorde, mas a preocupação principal é o setor da banca, onde surgem informações que pode haver mais bancos em dificuldade, numa altura em que se prepara a venda do Novo Banco. O serviço Telenews registou um total de 106 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora de emissão e 42 notícias emitidas.

Outro dos acontecimentos que marcaram a última semana foram os protestos na Educação. O Ministério da Educação lança novas regras para contratos de associação para o financiamento de Escolas do Ensino Privado. Colégios protestam afirmando que está em causa a sobrevivência do ensino privado. Perante os protestos, o Primeiro-ministro António Costa saiu em defesa da escola pública, dizendo que é fundamental concentrar os recursos no ensino público. O serviço Telenews registou 56 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão sobre o tema e 21 notícias emitidas.

A Primeira Liga, ou Liga NOS, está a uma jornada do fim e contínua a incerteza acerca do vencedor. Benfica e Sporting levam a decisão para a última jornada. Na jornada anterior, o Benfica venceu o Marítimo no Funchal, recebendo o União da Madeira na última jornada. Caso vença, assegura a vitória na Liga NOS. O Sporting, que é vice-líder a 2 pontos de distância do líder, vai a Braga jogar com o Sporting local, precisa de vencer para ganhar o título caso o Benfica não vença o seu jogo. O serviço Telenews registou um total de 135 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 53 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as detenções efetuadas pela PJ no âmbito de várias operações foram o tema em destaque. Este tema foi notícia em 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais