Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos media portugueses

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos media portugueses

placeholder

De acordo com os dados do serviço de Clipping da Marktest, foram mais de 33 mil as notícias relativas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos recolhidas de 01 de Agosto a 19 de Setembro 2016.

Grupo Marktest
27 setembro 2016

O serviço de Clipping da MediaMonitor recolheu mais de 30 mil notícias relativamente aos Jogos Olímpicos e mais de 3700 notícias sobre os Jogos Paralímpicos 2016, totalizando assim mais de 33 mil notícias sobre o conjunto das duas competições.

Recorde-se que os Jogos Olímpicos decorreram na cidade do Rio de Janeiro entre 5 e 25 de Agosto e os Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de Setembro na mesma cidade brasileira.

Neste período de recolha de 01 de Agosto a 19 de Setembro, a Internet foi o meio com o maior número de notícias relacionadas com o Rio 2016, quer no que diz respeito aos Jogos Olímpicos (JO), quer aos Jogos Paralímpicos (JP). Em ambas as competições esse meio registou mais de 50% das notícias consideradas.

Em Televisão, o número de notícias situou-se nos 28% para os JO e nos 21% para os JP. Na Rádio foram divulgadas mais 12% das notícias dos JO e 14% das notícias sobre os JP. Por fim, o meio Imprensa foi aquele que menos notícias dedicou ao tema, com cerca de 8% das notícias dedicas aos Jogos Olímpicos e 12% aos Jogos Paralímpicos.



Cerca de 56% das notícias sobre os Jogos Olímpicos fez referência aos atletas portugueses presentes na competição, enquanto para os Jogos Paralímpicos essa percentagem subiu para os 61%.

Relativamente à programação televisiva relacionada com o evento, dos canais monitorizados foram vários os canais que tiveram em grelha programas dedicados os jogos olímpicos: RTP1, RTP2, TV Record, SportTV, SportTV2, SportTV+. Esta emissão ultrapassou as 925 horas no conjunto das duas competições (JO e JP).

A RTP1 foi o canal que mais tempo de emissão dedicou ao Rio 2016 com mais de 291 horas, ficando a RTP2 em 2º lugar com mais de 244 horas.

Seguem-se os canais SportTV e SportTV2 com 204h e 148h respectivamente. Por fim, a SportTV+ dedicou 23h aos JO e JP Rio 2016 e a TV record apenas 11h.

De referir que desses 6 canais, apenas a RTP1, RTP2 e SportTV2 tiveram programas dedicados exclusivamente aos Jogos Paralímpicos 2016.

Esta análise foi realizada com base em informação do serviço de Clipping da MediaMonitor. Este serviço permite a qualquer instituição ou personalidade acompanhar tudo que é divulgado nos media sobre ela ou sobre temas do seu interesse e monitoriza mais de 700 publicações, 10 canais de TV, 5 rádios e mais de 800 sites. A análise dos programas dedicados ao euro foi efetuada com recurso ao MMW - Telereport e utilizada informação do serviço de monitorização de emissão TV da MediaMonitor. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa