Turismo segue rota de crescimento
Turismo segue rota de crescimento
placeholder
A Marktest assinala o Dia Mundial do Turismo (celebrado a 27 de setembro), com uma análise sobre o sector em Portugal.
Grupo Marktest
24 setembro 2024

De acordo com as estatísticas do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, Portugal possuía, em 2023, um total de 7681 estabelecimentos turísticos (incluindo alojamento local).

Este número, como aliás todos os restantes indicadores aqui analisados, é o mais elevado desde 2017. Depois de uma quebra nos anos de pandemia, o número de estabelecimentos turísticos tem mostrado uma subida constante.

Em termos concelhios, Lisboa lidera a oferta, com 627 estabelecimentos, seguida de Porto, Albufeira e Funchal. Nestes quatro concelhos apenas estão reunidos um quinto dos estabelecimentos turísticos. Estes concelhos são também responsáveis por 36% da capacidade, 41% dos hóspedes e 45% das dormidas registadas em 2023.

Nesse ano, estes estabelecimentos ofereciam uma capacidade total de quase 479 mil camas, 27.9% das quais localizadas no Algarve.

O país recebeu mais de 30 milhões de hóspedes em 2023, mais 11% do que o registado antes da pandemia. Os estabelecimentos da Área Metropolitana de Lisboa receberam 29% destes hóspedes. 61% deles residem no estrangeiro e 39% em Portugal, mas em 2020 e 2021 esta proporção foi inversa, com o mercado nacional a liderar.

Já em número de dormidas, contaram-se um total de 11,8 milhões, mais de metade das quais nas regiões de Lisboa e Algarve. Em 2020, as dormidas de estrangeiros registaram uma quebra de 75% face ao ano anterior, estando hoje no valor máximo do período analisado.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais