82% dos portugueses acedem à Internet através do telemóvel.
82% dos portugueses acedem à Internet através do telemóvel.
placeholder
Os dados do estudo Bareme Internet, da Marktest, revelam que 82% dos portugueses acedem à Internet através do telemóvel. É o valor mais alto de sempre.
Grupo Marktest
24 setembro 2024
placeholder

De acordo com os dados de 2024 do estudo Bareme Internet, produzido pela Marktest, 84,4% dos cidadãos com mais de 15 anos e residentes em Portugal Continental assume o hábito de ligar-se à Internet, seja por trabalho ou por lazer.

Este é, assim, o valor mais alto de sempre registado no estudo da Marktest, traduzindo um crescimento de 1.7 pontos percentuais face aos dados de 2023 e, comparativamente a 2010, o aumento é de 27.3 pontos percentuais.

Neste período verificaram-se naturalmente algumas evoluções tecnológicas que potenciaram alterações nos hábitos dos portugueses. A mais assinalável será o desenvolvimento dos smartphones, que esteve na origem de um crescimento exponencial do uso de telemóveis para estar online: em 2024, 81,8% dos portugueses diz usar estes suportes tecnológicos para aceder à Internet, o que representa também o valor mais alto de sempre registado no Bareme Internet.

Também em alta continuam os acessos online através da televisão, que ultrapassaram este ano – e pela primeira vez no estudo da Marktest –, a fasquia dos 50%, à boleia do crescente uso de serviços de streaming por parte dos portugueses.

Já o acesso através de computador, apresentou pela primeira vez nos últimos seis anos, uma quebra, recuando 1 ponto percentual face aos dados de 2023, para um universo de 62,5% dos portugueses com mais de 15 anos. O uso de tablets para aceder à Internet apresentou uma ligeira tendência de recuo para os 20%, sensivelmente em linha com os valores dos últimos anos.

A análise realizada teve como base os resultados de 2024 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Contacte-nos se deseja mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais